Na próxima quarta-feira, 12, servidores federais em todo o Brasil promovem um Dia Nacional de Lutas com atos em defesa da pauta unificada da categoria, pela anulação da reforma da previdência e contra o PL 92/2007 (fundação estatal de direito privado).
Na UFSC, o Sintufsc estará promovendo um ato com concentração no hall da reitoria a partir das 9 horas. “Temos que defender os direitos da categoria e os serviços públicos para a população”, diz Celso Ramos Martins, integrante da coordenação geral do sindicato.
Também no dia 12, entidades que compõem o fórum em defesa dos servidores e serviços públicos vão ao Supremo Tribunal Federal (STF) protocolar um abaixo-assinado que pede a anulação da Reforma da Previdência.
O Dia Nacional de Lutas da próxima semana destaca outras bandeiras de luta. Além do reforço da pauta da Campanha Salarial Unificada e pela anulação da Reforma da Previdência, os servidores protestam e pedem a derrubada do PLP 92/07 no Congresso Nacional. O projeto propõe a criação de fundações estatais de direito privado. O fim da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) também está entre as bandeiras de luta pelo reforço dos serviços públicos, contra as privatizações e em defesa de serviços de qualidade e universais para todos os brasileiros.
“Mais uma vez vemos que o governo quer tirar direitos e benefícios, onerando a população. A Ebserh e a Funpresp são exemplos desse tipo de fundação de direito privado. Privatização dos serviços públicos para benefício de poucos”, argumenta Celso.
Eixos Gerais:
– contra a EBSERH e a Fundação Estatal de Direito Privado (PLP 92/2007) e em defesa do HU 100% SUS;
– pela anulação da reforma da previdência e contra a Funpresp;
Eixos locais:
– pleno direito de participação sindical dos trabalhadores;
– UFSC aberta por mais tempo com turnos contínuos de 12 horas;
– pelo direito a voto dos aposentados nas eleições para reitor.
O que: dia nacional de lutas em defesa dos direitos da categoria
Quando: 12 de junho
Local: hall da reitoria
Horário: 9 horas
