O governo municipal do Rio de Janeiro sofreu uma importante derrota na Câmara dos Vereadores. O Projeto de Lei Nº 02/2009 e 06/2009 que autoriza a administração a criar Fundações Públicas de Direito Privado, Parcerias Públicas Privadas e Organizações Socias, foi derrotada por 32 a 27 votos.
A Conlutas e a Intersindical, juntamente com SEPE, Sindicatos dos Professores, Sindsprev e outras entidades, se articularam junto à bancada dos vereadores, trabalhadores lotaram a galeria da Câmara e denunciaram o projeto.
Em Audiência Pública, convocada pelas Comissões de Saúde e Educação, os parlamentares da base de apoio prefeito Eduardo Paes ouviram dos representantes das categorias e movimentos sociais os verdadeiros objetivos do projeto, que é a privatização de toda área social, saúde, educação, meio ambiente, cultura, etc.
Apesar da vitória parcial, os trabalhadores que lotaram as galerias, saíram convictos de que não dá pra baixar a guarda. O governo vai tentar recompor a sua base de apoio de para mais a frente voltar a atacar os serviços públicos.
Nos próximos dias as entidades vão se reunir para discutir e organizar os próximos passos do movimento.
Fonte: www.conlutas.org.br




