Abraçômetro:
00
d
00
h
00
m
00
s – Sem a entrega do prédio CBS02 – Curitibanos

Sintufsc consulta Fasubra sobre observadores para o Confasubra

Na quarta-feira, dia 15 de abril, foi realizada no auditório do Centro de Comunicação e Expressão a Assembléia Geral do Sintufsc.

Na assembléia foi instaurado o processo para a eleição da nova diretoria do Sintufsc para os próximos dois anos. Todas as condições e prazos do processo para a eleição da nova diretoria e conselho fiscal são previstos no Estatuto do Sintufsc. De acordo com o que está estabelecido, a diretoria propôs que a data da eleição seja 20 de agosto e a posse da nova coordenação no dia 23 de setembro. As preposições foram referendadas pela assembléia.

Também foram eleitos oito delegados, que formaram a Chapa Única, Sintufsc para representar a base da UFSC no XX Confasubra, que acontece de 10 a 16 de maio, em Poços de Caldas, Minas Gerais. Os delegados eleitos foram: Elaine Tavares, Teresinha Ceccato, Otávio Pereira, Celso Ramos Martins, Marco Borges, Enaura Simas Graciosa, Vilma da Silva Luiz e Nilza S. Ribeiro. Os suplentes são: Rodrigo Borges, Jorge Luiz Fernandes, Antonio Lopes e Geraldino Barbosa.

Conforme decisão da Assembléia Geral, a direção do Sintufsc ficou autorizada a consultar a Comissão Organizadora do XX Confasubra sobre a possibilidade da participação de 21 trabalhadores da base do Sintufsc, como observadores deste congresso, além obviamente dos oito delegados que já compõem a Chapa Única Sintufsc.

Sobre as posições a serem levadas e defendidas pela delegação do Sintufsc no Confasubra, ficou decidido que o Plano de Lutas do Sintufsc, a ser aprovado no IX Consintufsc, dias 28 e 29 de abril, servirá de referência e compromisso para as defesas de propostas e a votação dos delegados da base de Santa Catarina.

Este ano o congresso da federação vai debater temas como: Concepção de Estado; Democratização (cotas, acesso, permanência e gestão); Autonomia (Gestão Financeira e Administrativa) e Estrutura Sindical. Também, durante o congresso, será eleita a nova coordenação da Fasubra.

Outro assunto debatido e votado na assembléia foi o ato de desagravo, organizado pela Apufsc, nesta quinta, 16 de abril, às 16h, em frente à reitoria, em defesa de dois professores Henrique Finco e Fábio Lopes. Os dois docentes estão sendo processados na justiça pelo pró-reitor de Desenvolvimento Humano e Social Luiz Henrique Vieira Silva, por críticas que fizeram, relativamente à sua atuação no corte da URP dos docentes, em artigos de opinião, publicados no Boletim da Apufsc.

A coordenação do sindicato apresentou uma manifestação em defesa do livre debate das idéias, que foi rejeitada pela assembléia. Ficou indicado que a mesma possa ser encaminhada e publicada como manifestação individual dos autores do texto, não devendo ser assinado como coordenação do sindicato.

Logo após as discussões foi servido um café da tarde para celebrar o aniversário do Sintufsc, que completou 17 anos no mês de abril. Como parte da celebração, antes da AG, o teatro Jabuti, que atua junto com o Movimento Unificado Contra a Ptivatização – MUCAP, apresentou o teatro que conta como o serviço público está sendo roubado da população.

Também, durante a assembléia os trabalhadores aprovaram a troca do carro do sindicato.

Últimas notícias

Visão Geral da Privacidade

Assim como em outros web sites, o web site https://sintufsc.com.br/ (adiante, o “Web Site” e/ou o “Portal”) utiliza uma tecnologia denominada “cookies” .