Abraçômetro:
00
d
00
h
00
m
00
s – Sem a entrega do prédio CBS02 – Curitibanos

Sessão Ordinária do Conselho Universitário ocorrido em 02/09/08

Sessão Ordinária do Conselho Universitário ocorrido em 02/09/08

Hoje, 02/009/08, ocorreu mais uma sessão ordinária do Conselho Universitário-CUn, que abaixo vos relato:

Eu serei muitíssimo breve, pois agora é possível assistir às sessões via internet em tempo real, podendo-se ainda, ser recuperada a sessão no site do CUn.

A sessão é aberta pelo Presidente, Magnífico Reitor e inicia-se com a aprovação da ATA da sessão passada.

Começam então os debates sobre a criação do Departamento de Engenharia de Gestão do Conhecimento.
Após alguma discussão, o processo que retornou de diligência do CFM, é aprovado com o parecer substitutivo do Conselheiro do CSE, que sugere a alteração do nome, eliminando a palavra Gestão.

Um certo desconforto por parte de alguns, que não conseguem entender a tal criação, mas por fim é colocado em votação e recebe o aval do Conselho. Particularmente ainda estou confuso com o tal departamento, mas preferi não tumultuar ainda mais a inovadora proposta. Enfim, modernidade é isso, somente quem está na vanguarda, compreende melhor as coisas de imediato, os demais amargam a dor da espera. Muitos cursos surgiram desta forma, com controversas e hoje ocupam destaques.
Quero crer que este também terá trajetória similar.

Em seguida, o Conselheiro que havia pedido vista ao Processo de criação de incubadoras na UFSC, pede que o processo siga em diligência para o DCE (Diretório Central dos Estudantes) para ampliar o debate.
Seguem algumas discussões sobre o tema, argumentações de um lado para o outro, contra-argumentações, e por fim decidido: Foi para o DCE.
Mais uma vez não consegui ter a oportunidade de falar e questionar tal processo, que a meu ver, atinge grande parte dos técnico-administrativos do CTC e CCA da UFSC, pois serão nestes sítios que ocorrerão as maiores incubadoras. Meu ponto de vista.
POR FAVOR, PENSEM NO ASSUNTO. PRECISAMOS AGIR.

Vem então o Re-credenciamento da FEESC e uma discussão é instalada após o extenso e bem preparado relato do Conselheiro do CSE. O relato é perfeito, embasado na proposta e ancorado nas regras. Surge no entanto uma dúvida, e alguns conselheiros exigem explicações. Eu também quero algumas respostas, pois a FEESC sofreu intervenção, suas
contas de 2005, 2006 e 2007 não foram aprovadas e estão ainda sendo analisadas e é esta questão que incomoda alguns conselheiros. Um conselheiro pede então, que o Re-credenciamento não seja aprovado sem as contas aprovadas pelo MP, no entanto, os defensores garantem de que não é necessário isso para se credenciar a FEESC. Um clima de
desconforto se instala e a discussão ganha fervura.
Nos debates, algusn conselheiros temem estar dando um cheque em branco para a FEESC, ao Re-credencia-la. Fico apreensivo com a situação e peço a palavra fazendo a seguinte pergunta: O RE-CREDENCIAMENTO DA FEESC, INUTILIZA SEU PASSADO??? OU SEJA, AO RE-CREDENCIAR A FEESC, PERDOAMOS SEUS ERROS. A RESPOSTA É NÃO.
Desta forma, fica claro de que se alguma coisa estiver errado nas contas que estão sendo analisadas, a FEESC perde a credencial (este é meu entendimento). Sendo assim, começo a ficar mais tranqüilo, pois Re-credenciar, não implica em deixar de punir ou penalizar, caso algo de errado seja encontrado. Eu espero que não precisemos chamar Robert ?Bob? Ballard para realizar esta atividade.

UM PARTICULAR QUESTIONAMENTO:

Por que não se revela quem sacaneou a FEESC? Quem foram os pilantras, se é que existiram? Se houve intervenção (onde há fumaça há fogo), existem irregularidades
e segundo fala-se, volumosos recursos, acabaram sustentando patrimônios particulares de poucos. Quem são estes? É verdade? É calúnia? Que balaio de siri é este que ninguém quer puxar o primeiro? Será que o primeiro siri é um siri chita?

Por fim a votação segue e por ampla maioria, a FEESC recebe seu Re-credenciamento.

Quiçá as coisas andem nos eixos agora na FEESC.

Em seguida, o processo de Homologação de nomes do Conselho de Curadores da FEESC é submetido à apreciação do conselho e quando tudo está pronto para entrar em votação, uma conselheira atenta, evoca recursos da lei, dizendo que não havia passado pelo CUn, a aprovação do tal Conselho de Curadores, ficando impossibilitado a aprovação naquela sessão sem a prévia consulta no CUn. Mais um desconforto, e a sessão decide discutir isso na próxima sessão.

Nos informes, o Reitor fez questão de mencionar a Exposição que está ocorrendo no Hall da Reitoria, sobre o arquipélago dos Açores, tendo como protagonista, um Funcionário desta casa. Eu passei e observei a exposição. Muito legal.

E assim, terminou mais uma sessão.

Nilton Cezar Pereira
Representante no CUn

Visão Geral da Privacidade

Assim como em outros web sites, o web site https://sintufsc.com.br/ (adiante, o “Web Site” e/ou o “Portal”) utiliza uma tecnologia denominada “cookies” .