A coordenadora geral Teresinha Ceccato e a aposentada Enaura Simas Graciosa, estiveram participando dos debates do novo PNE – Plano Nacional de Educação – 2011/2020 – dentro do Encontro Regional Sul que aconteceu em Porto Alegre, nos dias 22 e 23 de outubro de 2009.
Na avaliação da coordenadora, o plano elitizado e não atende as necessidades da comunidade mais carente do país.
“Promover um debate onde não há a presença de um representante de estudantes, um representante de pais, um represente sindical da área de educação e/ou Movimentos Sociais que estão no dia-a-dia acompanhando as dificuldade e diferenças dentro das escolas é muito triste”, relata Teresinha.
“Se não universalizarmos o acesso à educação pública com gratuidade e de qualidade em todos os níveis e modalidades contemplando os diversos setores sociais historicamente excluídos como crianças, jovens, adultos, pobres e trabalhadores, desempregados, pessoas com defasagem de aprendizagem e grupos como tidos de minoritários, não precisamos rever o plano atual”, explica.
A coordenadora conta ainda que não ficou claro, dentro das discussões do PNE, uma política pública no ensino superior para os povos indígenas.
“Fazer uma avaliação sobre a qualidade da educação no Brasil em duas horas como aconteceu em Porto Alegre, na minha avaliação foi um desrespeito com os participantes de se deslocaram de outros estados”, finaliza.






