Abraçômetro:
00
d
00
h
00
m
00
s – Sem a entrega do prédio CBS02 – Curitibanos

Em reunião no HU, sindicato faz defesa dos interesses de trabalhadores

Em reunião no HU, sindicato faz defesa dos interesses de trabalhadores

A coordenação geral do SINTUFSC, através dos coordenadores Celso Ramos Martins e Ricardo Rocha, acompanhados do advogado do sindicato, Guilherme Querne, esteve reunida na última sexta-feira (16/8) com a superintendente do Hospital Universitário (HU/UFSC), Maria Rovaris, a diretora de Enfermagem do hospital, Silvana Benedet e a representante do Coren (Conselho Regional de Enfermagem), Mariana Zabotti da Silva, que cuida da fiscalização do órgão em Santa Catarina. A pauta da conversa foi em torno das demandas dos trabalhadores sobre problemas relacionados à categoria dos auxiliares de Enfermagem, devido à substituição por trabalhadores contratados via EBSERH. Os relatos haviam sido feitos à direção e à assessoria jurídica do sindicato.

Celso Martins reforçou o papel desempenhado pela direção da entidade em fazer a defesa dos trabalhadores filiados, buscando sempre uma forma de superar os conflitos buscando um entendimento entre as partes e inclusive dando suporte jurídico aos trabalhadores que enfrentem problemas dessa natureza. A direção do hospital relatou que tem conhecimento de que trabalhadores se sentiram constrangidos quando foram realocados em outras unidades do HU. A superintendente explicou que a medida segue a orientação da Procuradoria da UFSC, que recomendou no sentido de que esses profissionais deveriam ser transferidos de algumas unidades em razão de demandas judiciais questionando desvio de função por trabalhadores no HU.

O SINTUFSC cobrou mais empenho na defesa dos trabalhadores pelo Coren de Santa Catarina, que tem por competência a fiscalização e regulamentação da atividade desses profissionais. O sindicato também cobrou a questão de saúde mental dos trabalhadores expostos a situações constrangedoras e humilhantes, inclusive com a preocupação de que alguns trabalhadores foram ofendidos e acabaram sendo afastados por problemas de estresse no trabalho.

Para Ricardo Rocha, não se pode admitir que chefias dentro de uma instituição federal de ensino exponham os trabalhadores a situações de constrangimento e humilhação para cumprir determinação judicial. “Trata-se de um total absurdo, pois há meios de resolver o problema de forma harmônica, conciliando as partes para que cheguem a um acordo e resolvam a demanda”, disse Rocha.

A direção do sindicato se colocou à disposição dos trabalhadores com problemas de estresse no trabalho, colocando o suporte jurídico para atendimento caso seja necessário. A direção do hospital observou que os trabalhadores que vierem a enfrentar problemas relativos ao remanejamento ou outros que ocasionem descontentamento, deverão agendar reunião com a direção de Enfermagem para resolver os problemas. O SINTUFSC reforçou que vai monitorar e acompanhar a necessidade de cada trabalhador, atuando de forma autônoma em defesa da categoria.

Visão Geral da Privacidade

Assim como em outros web sites, o web site https://sintufsc.com.br/ (adiante, o “Web Site” e/ou o “Portal”) utiliza uma tecnologia denominada “cookies” .