Uma operação da Polícia Federal, realizada no dia 13 de março, apreendeu todos computadores da Fasubra em Brasília e ainda, grampeou os telefones de todos os diretores da federação.
A operação denominada Operação Fariseu investiga fraudes na concessão de Certificados de Entidade de Assistência Social emitidos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Social (CNDS). A Fasubra tem assento no CNDS desde 2004 e o representante da federação no conselho é um dos coordenadores gerais da Fasubra, João Paulo Ribeiro. Segundo foi divulgado na imprensa, além de levar computadores e documentos da sede da Fasubra, que funciona na UNB, os policiais federais vasculharam a casa mantida como moradia para os diretores na capital, localizada no Lago Sul.
Jornais também informaram que a Polícia Federal também realizou buscas na casa da mãe do diretor da federação, João Paulo Ribeiro, localizada em Campinas/SP.
A Fasubra encaminhou Nota de Esclarecimento informando que foi surpreendida com a operação da Polícia Federal. A nota diz que até o momento a federação ainda não teve acesso aos autos do processo. A federação também ingressou com uma medida judicial buscando reaver o material apreendido. Por causa da investigação a página da Fasubra na internet está fora do ar.
fasubra