Abraçômetro:
00
d
00
h
00
m
00
s – Sem a entrega do prédio CBS02 – Curitibanos

Á memória de um guerreiro – Por Paulo Liedtke

Á memória de um guerreiro – Por Paulo Liedtke

Conheci Assis no começo dos anos 90, logo que ingressei na UFSC. Meu convívio com ele foi mais intenso nos últimos anos, compartilhando os movimentos políticos dos trabalhadores da UFSC. Bravo defensor da universidade pública, incansável lutador contra as injustiças sociais.

Líder comunitário, ativista político nacionalmente conhecido. Um servidor público que habitava todos os cantos da UFSC.

Extremamente dedicado, Assis honrava com afinco seus compromissos. Mesmo em férias administrou a reforma da sede do SINTUFSC, deixado sua marca registrada para a posteridade da obra.

Quando iniciou seu tratamento de saúde, Assis algumas vezes teve que ser advertido pelos seus companheiros para que respeitasse os efeitos colaterais de seus procedimentos médicos. Lembro que após uma endoscopia, cuja recuperação anestésica é prolongada, ele queria retornar às pressas para o Departamento de Administração Escolar, preocupado com o acúmulo de processos e a sobrecarga de trabalho que sua ausência poderia provocar aos colegas.

Assis sempre foi austero. Exemplo de trabalhador público e de militância política. Uma memória de causar inveja. Nas suas falas em alto tom, esbanjava números como ninguém. Fiel companheiro, exaltado em alguns momentos, apaziguador e carinhoso quando necessário.

Mesmo gemendo de dor, na fase inicial de sua doença, participava ativamente das reuniões de diretoria do SINTUFSC e não deixava de lado seus compromissos profissionais.

Ele demonstrava saber que estava findando seu tempo. No último aniversário, em outubro, fez uma festa para centenas de pessoas. Dizia que queria comemorar com os próximos, pois temia uma terrível doença pela frente. Pois ela veio e fulminantemente sepultou nosso companheiro de infinitas batalhas. Pena que esta, contra o câncer, ele não conseguiu vencer.

Assis deixará muitas saudades. Mas acima de tudo deixa uma história de vida. Espero que ela sirva de exemplo. Lembremos de seu legado na hora de levantar suas bandeiras e continuar sua militância que ficou inacabada. A luta política não será a mesma com a ausência do incansável guerreiro.

Visão Geral da Privacidade

Assim como em outros web sites, o web site https://sintufsc.com.br/ (adiante, o “Web Site” e/ou o “Portal”) utiliza uma tecnologia denominada “cookies” .