Na última quinta-feira (18/11), o SINTUFSC esteve no Auditório do Hospital Universitário da UFSC junto com técnicos administrativos para tratar de demandas dos RJU que atuam no HU-UFSC. Além da coordenadora do Sindicato Marilene dos Santos, também estava presente o advogado Guilherme Querne, que faz parte da assessoria jurídica do SINTUFSC.

O Ponto Facultativo foi a primeira pauta debatida na reunião. Os TAEs do HU que possuem carga horária diária de 6h reivindicaram o retorno do direito de acessarem o ponto facultativo nas datas disponibilizadas anualmente pelo ministério da economia, como natal e 1º do ano.
Após um amplo debate que envolveu relatos dos TAEs que participaram da reunião e argumentação da coordenadora do SINTUFSC e do assessor jurídico do Sindicato, ficou decidido que a direção do HU vai considerar, durante o planejamento das novas escalas de trabalho, o direito ao ponto facultativo, com a manutenção mínima de serviço essencial.
O SINTUFSC também relatou um problema de infraestrutura que está gerando reclamações entre os TAEs que atuam no HU. Um dos elevadores está com o chão danificado, o que dificulta o transporte de pacientes e causa insegurança entre os trabalhadores. Durante a reunião foi mostrada a fotografia da parte danificada do elevador. A direção do HU encaminhou a demanda para o setor de manutenção do hospital.


