Nesta quarta-feira, dia 04 de maio de 2022, a greve dos trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação da UFSC completa um mês! A categoria está em greve desde o dia 04 de abril e permanece por tempo indeterminado. Nesse período já ocorreram quatro assembleias gerais, diversas reuniões setoriais, passagens e panfletagem nos locais de trabalho, rodas de conversa, atos, almoços e cafés de concentração para as atividades.
A luta dos TAEs é pela sobrevivência. A categoria não recebe reajuste salarial há 7 anos e a greve reivindica um reajuste de 19,99% referente às perdas salariais dos últimos dois anos. O custo de vida vem aumentando absurdamente ano a ano, mas o salário dos servidores continua o mesmo. A perda inflacionária representa quase 50% do valor do salário médio de um TAE!
Como se não bastasse, a atual gestão da UFSC tenta precarizar ainda mais a vida dos trabalhadores com um processo que visa aumentar o valor do passe do RU de R$ 2,90 para R$ 13,68. Isso representa um aumento de 370% do valor da alimentação diária em um momento em que o vale-alimentação não paga nem uma cesta básica em Florianópolis. Após intensa mobilização, o atual Reitor Ubaldo César Balthazar concordou em retirar o processo da pauta do Conselho de Curadores, mas até agora nada foi feito.
As conquistas do movimento só virão com a mobilização da categoria e adesão à greve. Mobilize-se e participe das atividades de greve! Juntos somos mais fortes!

