A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi interditada após
as fortes chuvas desta madrugada. Houve um alagamento devido um vazamento no teto do piso superior do prédio. A Biblioteca ficou fechada pela manhã para manutenção e limpeza e o atendimento foi normalizado no início desta tarde (sexta-feira 29/07).
Não é de hoje que os trabalhadores convivem com problemas estruturais na BU/UFSC. Durante a greve dos servidores administrativos (abril a maio 2022), os TAEs denunciaram as péssimas condições de trabalho que enfrentavam e a necessidade de manutenção em banheiros, bebedouros, sistema de ar-condicionado, rede elétrica/tomadas, rede hidráulica acessibilidade e na cobertura para áreas sujeitas à chuva.
A gestão Ubaldo recebeu essa e outras reivindicações sobre as condições estruturais da UFSC em um dossiê que reuniu denúncias dos problemas encontrados nos setores, durante as negociações do movimento paredista. A administração não encaminhou ações para resolver os problemas na Biblioteca Universitária.
Em junho deste ano, o Governo Bolsonaro bloqueou recursos de 16 universidades federais. Na UFSC, o corte foi aplicado justamente na rubrica de custeio que cobre os custos de limpeza, água, energia elétrica e manutenção da Universidade. O Governo vai divulgar nesta sexta-feira (29/07) o bloqueio de mais R$ 6,74 bilhões no Orçamento deste ano. O contingenciamento deve afetar as áreas da saúde e da educação.
