Abraçômetro:
00
d
00
h
00
m
00
s – Sem a entrega do prédio CBS02 – Curitibanos

Mais um ano e mais um aumento no plano de saúde da UFSC

“Quanto mais eu rezo mais assombração aparece”, este dito popular está muito presente apesar do reajuste que teremos no próximo contracheque que, mesmo sendo acima da inflação, não repõem as perdas históricas e a conseqüente defasagem salarial que a nossa categoria tem em relação aos outros seguimentos do Executivo e dos outros Poderes. Salário a parte, a nossa indignação é referente ao pedido da UNIMED GRANDE FLORIANÓPOLIS junto a UFSC de um AUMENTO que está em torno de 26,9%.

A pergunta que não silencia é o que, neste país, teve um aumento desta magnitude?

Talvez a única forma de tentarmos entender este aumento seja nos relembrarmos dos fatos que ocorreram desde a licitação que foi feito por Pregão Eletrônico, onde a proposta da UNIMED GRANDE FLORIANÓPOLIS foi a vencedora. Muitos, naquele momento, diziam que era um dos melhores Planos de todas as Universidades, pois tinha maior cobertura com preços reduzidos. Se pensarmos com tranquilidade, sem intransigência ou buscando a crítica pela crítica, temos de convir que não falavam bobagens, prova disto é a grande migração para estes Planos que foram fruto da nossa luta.

Porém, é importante que se explique uma coisa: quando uma empresa, mesmo que cooperativa, faz uma proposta para uma licitação, passa por uma análise dos riscos e expectativas, inclusive por profissionais especializados nesta área que fazem o chamado cálculo atuarial. Esta análise visa fazer uma projeção de gastos futuros, de riscos e expectativas. Portanto, alegar agora que os gastos estão acima do previsto, não tem fundamento… E mais, se lembrarmos que o AUMENTO anterior foi em torno de 16%, notarmos a discrepância com taxa de inflação que nestes dois anos pode chegar em 10% e o AUMENTO DA UNIMED, no mesmo período, chega a mais de 42%, as contas não batem.

Perguntamos à administração da UFSC: É legal você fazer uma proposta rebaixada em uma licitação pública e depois arrancar aumentos desta magnitude no decorrer da vigência do contrato? Isto não pode ser encarado como um “jeitinho” de ludibriar as licitações públicas?

Por fim, mas não menos importante, queremos dizer às pessoas que aderiram aos planos e que estão indo buscar informações junto aos trabalhadores responsáveis em dá-las, que eles, estes trabalhadores, têm a função de fornecer as informações que lhes são passadas, não sendo responsáveis por qualquer cláusula do contrato, portanto devem ser tratados com o devido respeito, pois não têm responsabilidade pela falta de cobertura, aumentos ou qualquer tipo de problema desta ordem.

Coordenação do Sintufsc – Sindicato para Todos

Últimas notícias

Visão Geral da Privacidade

Assim como em outros web sites, o web site https://sintufsc.com.br/ (adiante, o “Web Site” e/ou o “Portal”) utiliza uma tecnologia denominada “cookies” .