O Pró Reitor da Pró Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social (PRDHS), Luiz Henrique Vieira Silva, participou da assembléia geral permanente realizada no hall da reitoria na manhã do dia 21. Ele falou aos trabalhadores sobre o controle de assiduidade dos servidores técnico administrativos da UFSC.
Luiz Henrique iniciou falando do cancelamento da instalação do ponto biométrico. Citou o exemplo do Instituto Federal onde foi implantado o ponto biométrico e a oficialização da jornada de seis horas mas a administração teve que recuar da decisão. Mostrando documentos do Tribunal de Contas da União, disse que decisões como essas devem ser bem estudadas.
Em seguida falou do novo aplicativo que a administração da universidade está estudando implantar. “Ainda não decidimos como será efetivado mas é um sistema que tem flexibilidade para atender as diversas situações que acontecem nos setores e departamentos”, disse.
No novo sistema eletrônico, segundo o Pró Reitor, as chefias é que farão o controle de freqüência dos trabalhadores e repassaram os dados para a administração da universidade.
Nas perguntas feitas pelos trabalhadores que participavam da assembléia, Luiz Henrique explicou porque não é possível a implantação da jornada de seis horas na UFSC. “Onde há a necessidade podemos implantar a seis horas mas é uma decisão que deve ser assumida com responsabilidade pelas chefias pois serão cobrados judicialmente”, explicou argumentando que a lei e o contrato entre trabalhador e instituição prevê a jornada de oito horas.
O que não ficou claro é a contratação de mais servidores para que a jornada de seis horas seja possível já que muitos setores não podem oferecer as seis horas pela falta de funcionários.
O Pró Reitor completou a participação dizendo que as porta de sua sala estão abertas para que os trabalhadores tirem as dúvidas e tenham esclarecimentos sobre quaisquer assuntos.
Na continuidade foi marcada a próxima assembléia para a terça-feira, dia 26, às 14 horas no RU. A próxima reunião do comando de greve está agendada para segunda-feira, 25, 14 horas no RU.
Após a assembléia deu-se continuidade às atividades do dia nacional de luta em defesa da categoria. Apresentações culturais com o manezinho Odilho e com o humorista Eduardo Bolina alegraram os servidores que participaram do ato.
