Abraçômetro:
00
d
00
h
00
m
00
s – Sem a entrega do prédio CBS02 – Curitibanos

Carta aberta do CALJ sobre o afastamento do servidor Eduardo Mangueira Lopes

Carta aberta do CALJ sobre o afastamento do servidor Eduardo Mangueira Lopes

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO ACADÊMICO LIVRE DE JORNALISMO ADELMO GENRO FILHO – CALJ
O Centro Acadêmico Livre de Jornalismo Adelmo Genro Filho (CALJ) manifesta seu repúdio à forma como foi conduzido o processo de remoção do servidor técnico-administrativo Eduardo Mangueira Lopes da chefia de expediente do curso de graduação em Jornalismo. O CALJ critica a falta de notificação por parte do requerente do processo ao requerido, impedindo o direito constitucional de ampla defesa e de manifestação do processado.

O processo corre desde o dia 20 de julho deste ano, período da greve dos servidores da UFSC, na Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social (PRDHS) à revelia do servidor. O fato de o processo de remoção ter sido iniciado durante a paralisação dos servidores é questionável do ponto de vista de um eventual oportunismo por parte da coordenação ou da direção de centro, além da viabilidade de alegação em contrário por parte do processado. Não fica clara qual a relação entre a adesão à greve por parte do servidor e o início do processo para sua remoção. Também não tinham conhecimento do processo os corpos docente e discente de nosso departamento, ambos diretamente afetados pela ação. Tal atitude vai contra princípios básicos de uma instituição que deveria ser pautada por valores como ética e transparência. Esta não é a primeira vez que uma situação envolvendo alunos, professores ou funcionários, vem à tona de forma pouco clara, revelando a falta de comunicação entre os entes deste curso.

Nossa intenção com este documento não é avaliar o desempenho do funcionário enquanto ele exerceu a função de chefe de expediente, mas sim reivindicar que ações administrativas sejam compartilhadas e discutidas com estudantes e professores, e não apenas com a direção do centro de ensino ou outras instâncias superiores.

Assim sendo, o CALJ espera que as questões estruturais e conjunturais relacionadas ao Jornalismo da UFSC aconteçam às claras e levem em conta a demanda dos acadêmicos, a fim de não prejudicar o bom funcionamento do curso.

Centro Acadêmico Livre de Jornalismo Adelmo Genro Filho
Florianópolis, 5 de outubro de 2011

Visão Geral da Privacidade

Assim como em outros web sites, o web site https://sintufsc.com.br/ (adiante, o “Web Site” e/ou o “Portal”) utiliza uma tecnologia denominada “cookies” .