Abraçômetro:
00
d
00
h
00
m
00
s – Sem a entrega do prédio CBS02 – Curitibanos

Posições históricas em defesa da universidade

Posições históricas em defesa da universidade

A AGP – Assembléia Geral Permanente dos trabalhadores técnico-administrativos da UFSC, realizada no auditório da reitoria, dia 4 de março, elegeu Antonio Lopes, Eduardo Luz e Otávio Pereira como delegados para a plenária da Fasubra, que aconteceu nos dias 6, 7 e 8 de março, no Campus UnB, em Brasília. Entre os itens de pauta da plenária estavam o Acórdão do TCU sobre Fundações Privadas de Apoio e o Decreto de Autonomia.

Participaram 115 delegados de base e 13 observadores. Os três delegados eleitos pela categoria foram para Brasília para defender as posições históricas da base de Santa Catarina, que sempre lutou pela extinção das Fundações de Apoio nas universidades. Em relação ao debate sobre a autonomia universitária, garantida na Constituição, os delegados solicitaram que a federação encaminhe mais informações sobre o decreto de autonomia que o MEC está propondo, e faça esse debate com as bases antes de tomar qualquer posição. O Sintufsc sempre defendeu a autonomia das universidades, com garantia de financiamento público.

Na AGP também foram aprovadas duas moções de apoio. Uma para o coordenador de Políticas Sindicais do Sintufsc, Marco Antonio de Pádua Borges, que há meses vem sofrendo um processo de intolerância e pressão em seu setor (HU), pela incompreensão relativamente ao seu trabalho de representação sindical, no Sintufsc e na Fasubra, e também no Conselho Estadual de Saúde. A coordenação do sindicato já tratou desse problema em várias audiências com o reitor Álvaro Prata e com a administração do hospital, mas, até agora, não obteve algum resultado.

A outra moção é de apoio ao trabalhador e dirigente sindical Luis Pequeno, que também há meses vem sofrendo por causa da violência no trabalho, depois de ter sido demitido da Escola Sul da CUT, que se negou a reconhecer o seu trabalho como dirigente sindical do Sindasp/SC. Pequeno foi um dos principais organizadores do Tribunal do Assédio Moral e Sexual nas Relações de Trabalho, em Florianópolis, que aconteceu durante vários anos e foi desencadeado devido a denúncias de casos de assédio moral e sexual na própria Escola Sul da CUT.

A assembléia também decidiu encerrar a Assembléia Geral Permanente, instaurada em 2008. A próxima assembléia da categoria, dia 27 de março acontece no auditório do Sintufsc, inaugurado no dia 17 de março, com uma celebração em memória ao companheiro de lutas José de Assis Filho, que há um ano nos deixou.

O relatório completo da plenária pode ser acessado na página da federação na internet: www.fasubra.org.br

Visão Geral da Privacidade

Assim como em outros web sites, o web site https://sintufsc.com.br/ (adiante, o “Web Site” e/ou o “Portal”) utiliza uma tecnologia denominada “cookies” .