Mais de dez anos após o início da construção do Centro de Ensino Multiuso (CBS 02) no Campus Curitibanos da UFSC, a comunidade universitária segue mobilizada pela sua conclusão. O SINTUFSC lança o “Abraçômetro” — uma contagem no site do sindicato que marca os dias desde o ato realizado no dia 9 de abril de 2025, quando estudantes, técnicos e docentes deram um abraço coletivo no prédio inacabado.
O CBS 02 foi projetado entre 2011 e 2014 com o objetivo de oferecer infraestrutura adequada para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária da UFSC – Campus Curitibanos.
Com uma área construída total de 9.400 m², distribuída em oito pavimentos, o edifício está previsto para abrigar 29 laboratórios, 13 salas de aula, 51 salas de professores, 14 salas técnicas, três salas de reunião, um herbário, uma sala de apoio, uma sala para bolsistas, um almoxarifado, uma sala para técnicos e outra para os centros acadêmicos.
A obra foi licitada com valor final de R$ 22.220.822,28 e, segundo o cronograma inicial, deveria ter sido concluída em 2016. Desde 2014, manifestações têm ocorrido no campus da UFSC em Curitibanos para cobrar a sua finalização.
Em 2023, a comunidade universitária do campus elaborou uma carta endereçada à Reitoria, exigindo a conclusão do CBS 02. No documento, afirma-se que “a edificação estava com 98,5% das obras prontas quando a empresa anterior abandonou as atividades durante a pandemia. Porém, com o tempo de abandono, surgiram diversas avarias, sendo necessárias reformas adicionais para recuperar pintura, tratar corrosões, infiltrações e outras questões estruturais”.
Já se passaram mais de dez anos desde o início da obra e mais de cinco anos além do prazo de entrega. Ainda assim, não há previsão concreta para sua conclusão.
Para o pleno funcionamento das atividades acadêmicas, de pesquisa e de extensão, bem como para a implantação de novos cursos de graduação e pós-graduação, e a consolidação dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Medicina — cuja primeira turma teve início em 2025, em espaço provisório cedido pela prefeitura — é indispensável a conclusão e entrega do CBS 02.