O enquadramento foi o tema principal da reunião entre trabalhadores que exercem a função de auxiliares de enfermagem do HU-UFSC e a coordenação do Sintufsc, que aconteceu no último dia 26, na sede do sindicato.
Estiveram presentes Teresinha Ceccato, Celso Ramos Martins, Ricardo Rocha, representando o Sintufsc, Edwilson Ribeiro, representando a Comissão Interna de Supervisão do PCCTAE (CIS) e cerca de trinta auxiliares de enfermagem do HU.
Na reunião foi colocada, aos trabalhadores, a situação atual da categoria que sofre prejuízos financeiros, pois estão enquadrados na classe “C” enquanto outros profissionais que exercem a mesma função e têm a mesma exigência de qualificação, estão enquadrados na classe “D”, recebendo maior salário.
“A atual administração do sindicato está fazendo seu papel. Cobrando do Governo federal, da Fasubra e da administração da UFSC as pendências para com a categoria”, disse Celso Ramos Martins, um dos coordenadores gerais do Sintufsc. Ricardo Rocha contou que, no encontro dos auxiliares de enfermagem e auxiliares administrativos, realizado em São Paulo, no dia 22 de maio, foi definida a mobilização nacional da categoria. “As bases têm que fortalecer o movimento e se unir porque as entidades que nos representavam não estão mais mobilizadas pelas nossas causas”, explica Rocha.
“O Governo não faz nada e a Fasubra está defendendo esses interesses, está paralisada. A categoria está fortalecendo o movimento e vamos em busca dos nossos direitos”, complementa Rocha. “Este movimento é nacional e está ganhando força”, finaliza.
Também integrante da coordenação geral do Sindicato e da CIS, Teresinha argumentou que há necessidade de mudança da legislação. “O PCCTAE não está de acordo com a Constituição. Precisamos pressionar o Conselho Universitário para rever o enquadramento”, explicou e também sugeriu aos trabalhadores a pedirem revisão dos processos junto ao Departamento de Recursos Humanos.
Como encaminhamento da reunião, foi composta uma comissão que vai coordenar e encaminhar os trabalhos. A comissão irá se reunir nesta quarta, dia 2/jun, às 14h, na sede do sindicato “É muito importante que a categoria se mobilize e exija que seus direitos sejam respeitados”, esclarece Rocha.
Membros da comissão: Maria Madalena da Luz, Mariza Maria Serafim Matosinho, Jane Aparecida Fortuna de Oliveira, Marcia Regina Antunes, Manuel Pereira, Geni Vargas, Claudia Mara da Silva, Tânia Bernardete, Joseane Maria dos Campos e Ricardo Rocha como presidente.






