
Esse domingo (21) foi marcado por diversos protestos em forma de carreata em luta pela vacinação gratuita para toda a população, contra a PEC da reforma administrativa que visa à destruição do serviço público, pelo retorno do auxílio emergencial e pelo Fora Bolsonaro. O SINTUFSC participou da mobilização em Florianópolis junto com outros movimentos sociais e sindicais que compõem o Fórum dos Servidores Públicos de Santa Catarina.
“A carreata foi uma ação importante para mostrar que os trabalhadores estão mobilizados contra esse governo que ataca o serviço público, negligencia a saúde e a manutenção da vida da população. Importante dizer que a carreata não é, historicamente, uma forma de mobilização da classe trabalhadora, mas foi encontrada como alternativa diante da situação de Pandemia. Nós, do SINTUFSC, nos fizemos presentes para fortalecer essa mobilização que, além dessa carreata prevê também a construção de um calendário nacional de lutas que coloca o dia 03 de março de 2021 como um dia de mobilização contra a reforma administrativa e a construção de manifestações no dia 08 de março, dia Internacional de Luta das Mulheres”, reiterou Giana Carla Laikovski, diretora no Sindicato.

Simone Valentini, diretora no SINTUFSC, avalia que “esse é um movimento importe para dialogar com a população sobre todos os ataques contra os serviços públicos que este governo segue ampliando. A grave crise sanitária que estamos vivendo evidencia ainda mais a necessidade de termos um Sistema Público de Saúde fortalecido, de termos mais recursos para a assistência social, mais recursos para a educação, mais recursos para ciência e tecnologia, etc., contudo, na contramão das necessidades da população, o governo faz justamente o contrário: amplia a cada dia mais o sucateamento dos serviços públicos, minguando cada vez mais os recursos e avançando com o projeto de privatização em diversas áreas”.
Analisa também que a luta pela vacinação pública para toda a população é urgente diante da morte de 246 mil brasileiros por causa da Covid-19. A política adotada por este governo desde o inicio da pandemia – que tanto não tomou as medidas necessárias para conter a disseminação do vírus, quanto não fez o mínimo necessário para adquirir os insumos necessários para a vacinação – mostra o desprezo deste governo pela vida da população. Então, neste momento em que precisamos manter o distanciamento social, em que não é possível estarmos nas ruas da forma que sempre estivemos, a carreata é uma mediação possível que, junto com outras ações, busca o acumulo de forças da classe trabalhadora, busca ajudar a ampliar os movimentos de luta pela defesa dos seus direitos e contra esse governo genocida.
A Diretoria do SINTUFSC convida os Técnicos-Administrativos em Educação da UFSC (TAES/UFSC) a acompanharem as atividades de mobilizações pelo Fora Bolsonaro e se apropriarem do tema sobre a Reforma Administrativa. Assim, somar forças na luta pela vacinação gratuita e massiva da população, para possamos mudar esse cenário e avançar em defesa da vida, da educação e por um mundo melhor.

