Saudações aos estudantes, professores e técnicos da UFSC;
Diante da intransigência na negociação com a Reitoria local e o Governo Federal, o movimento grevista dos estudantes da UFPR decidiu no dia 3 de julho, em Assembleia Geral dos Estudantes, ocupar o prédio central da Reitoria.
Essa ocupação tem como objetivo pressionar localmente a reitoria para conquistar nossas pautas (que podem ser lidas nesse link: http://comandoufpr.wordpress.com/2012/06/12/pautas-da-greve-dos-estudantes/) e fortalecer a greve nacional via comando nacional de greve (construído por meio de delegados eleitos em assembleias) já que o ministro da Educação Aloizio Mercadante declarou que só negociaria com a UNE.
Tal processo é advindo de uma demanda das bases mobilizadas da universidade, a qual em primeira instância discutiu e deliberou em assembleias locais a deflagração ou indicativos de greve.
Nesse sentido, procuramos de certa forma estimular e fortalecer os movimentos de outras universidades que enfrentam a precarização e o sucateamento, buscando radicalizar o movimento grevista para cada vez mais nos fortalecermos e pressionar o Governo Federal.
Aproveitamos a ida do estudante Lucas Sanches, do curso de Farmácia da UFPR, que está construindo o comando de greve dos estudantes da UFPR para abrir um canal de comunicação, informação e construção de luta entre as universidades.
Declaramos todo apoio às mobilizações grevistas da Universidade Federal de Santa Catarina. Vamos construirmos essa greve, fortalecer o movimento grevista e pressionar as entidades burocráticas de maneira conjunta, para obtermos conquistas para toda a educação brasileira.
Comando de greve local dos estudantes – UFPR
Curitiba, 8 de julho de 2012
