Reunidos em assembleia geral da categoria na tarde desta terça-feira (20/8) no hall da Reitoria da UFSC, os trabalhadores técnico-administrativos em Educação da Universidade, tiraram os delegados para a próxima plenária nacional da Fasubra, que será realizada em Brasília nos dias 7 e 8 do próximo mês. Por entenderem que o projeto Future-se encaminhado pelo Governo Federal representa um caminho sem volta para a privatização das universidades públicas, além de um golpe mortal na autonomia universitária, os trabalhadores aprovaram o apoio ao movimento “UFSC Contra o Future-se”, que envolve os técnicos, estudantes e professores da Universidade.
Os servidores trabalhadores consideram importante fortalecer a luta contra a implantação do programa, com ações de esclarecimento, como aulas públicas, debates e produção de material informativo para fazer com que a comunidade universitária e a sociedade tomem conhecimento do conteúdo do projeto.
Os trabalhadores agendaram a próxima assembleia geral da categoria para terça-feira que vem, dia 27 de agosto, às 13h30, no hall da Reitoria, para acompanhar a sessão do Conselho Universitário (CUn) e fazer pressão junto aos conselheiros para que se manifestem contrários ao Future-se. A ideia é transformar a assembleia num ato de protesto contra a iniciativa do Ministério da Educação. Uma nova assembleia está sendo chamada para o dia 12 de setembro, às 14 horas, no hall da Reitoria, onde os trabalhadores irão discutir os encaminhamentos a serem aprovados na plenária nacional da Federação, que incluem a possibilidade de deflagração de uma greve nacional da categoria.
Foram aprovadas moções contra a demissão de mais de 100 trabalhadores terceirizados e contra o Future-se, além do envio de comunicado ao Conselho Universitário solicitando para que todas as sessões em que o projeto venha a ser analisado ou seja colocada a adesão da UFSC ao programa a sessão do Conselho seja aberta ao público.
A mesa dos trabalhos foi dirigida por Celso Ramos Martins, Maria Aparecida Martins e Ricardo Rocha, da coordenação do SINTUFSC. Para a plenária da Fasubra foram escolhidos quatro representantes da base do sindicato (Jorge Balster, Maria Teresinha Mendes da Silva, Micael Salton e Renato Millis) e um delegado pela direção, o coordenador geral Ricardo Rocha.
