Após mais de três horas de debates no Conselho Universitário (CUn), quando a reitora Roselane Neckel iria colocar em votação os dois pareceres sobre a adesão ou não do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC) à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), manifestantes contrários à empresa invadiram a Sala dos Conselhos. Com chuva de papel picado, usando megafones e gritando palavras de ordem, os manifestantes obrigaram a suspensão dos trabalhos e provocaram o encerramento da sessão no momento em que os conselheiros aprovaram a votação nominal do processo, no final da tarde desta terça-feira (24/11).
A Coordenação Geral do SINTUFSC destacou que não aprova a agressão verbal ou física em nenhuma hipótese. “Defendemos a democracia e a liberdade de expressão das ideias de cada um, além do direito de ir e vir”, destacou Celso Ramos Martins, da direção do sindicato.
O SINTUFSC reforçou, junto aos representantes dos TAEs no Conselho Universitário, que a categoria tem posição tirada em Congresso contrária à adesão à EBSERH na UFSC. Além de informar a categoria sobre a sessão enviando mensagens eletrônicas, a entidade sindical colocou durante a tarde um telão no hall da Reitoria para que as pessoas pudessem acompanhar os debates que estavam acontecendo na Sala dos Conselhos.