A Comissão Eleitoral SINTUFSC 2009/2011 traz ao conhecimento da Comunidade Universitária o seguinte relato:
1- Todos os procedimentos da Comissão Eleitoral são baseados única e exclusivamente no Estatuto.
2 – Para todos os trabalhos pertinentes e ocorrências é expedido ofício para conhecimento de ambas as chapas, inclusive com assinaturas, dia e horário do recebimento.
3 – No dia 30 de junho próximo passado encerrou-se o prazo para inscrição de chapas para concorrer a Diretoria Colegiada e Conselho Fiscal do SINTUFSC.
4 – Inscreveram-se duas chapas para concorrer a Diretoria Colegiada e cinco para o Conselho Fiscal.
5 – A nominata das Chapas foi publicada em jornal de grande circulação estadual em 07/07/09.
6 – Obedecendo normas estabelecidas, a comissão constatou que um dos nomes, componentes da chapa Renovação – Sindicato para Todos estava impedido de concorrer por não ser sindicalizado (desfiliação em 28.07.2008) conforme documento expedido pelo setor competente do Sindicato. Isso caracterizou impugnação de candidato, o que foi feito pela própria comissão.
7 – Em conseqüência disso, o mesmo foi notificado, conforme art. 59 do estatuto, através de ofício.
8 – No prazo para defesa, o candidato apresentou expediente em que reconhece o erro, tendo sido mantida a impugnação. A Chapa foi notificada e encaminhou o nome de um candidato substituto.
9 – A chapa Unir os Lutadores enviou documento à Comissão Eleitoral no qual solicita impugnação da chapa Renovação – Sindicato para Todos sob o argumento de descumprimento, no ato da inscrição, do artigo 55, do art. 5 (inciso I e IV) e 26 (inciso VIII) .
10 – No dia 15/07, às 13 horas, em reunião da Comissão Eleitoral, o representante da Chapa – Unir os Lutadores propôs e foi aceita, a sugestão de dar um prazo até as 18 horas deste mesmo dia para que a Chapa – Renovação – Sindicato para Todos, fizesse a defesa do pedido de impugnação já que a mesma não havia apresentado sua defesa por escrito, ficando decidida a transferência da reunião para o dia seguinte no mesmo horário.
11 – No dia 16/07, às 13h30min, na reunião da comissão, cada representante de chapa obteve o direito de, em três minutos, fazer a defesa da sua tese. Representando a chapa Unir os Lutadores falou o Sr. Eduardo Luz e representando a chapa Renovação – Sindicato para Todos falou o Sr. Otávio Pereira. Ouvidas as partes foi colocada em votação (voto secreto) e por três votos a dois foi rejeitada a impugnação da chapa Renovação – Sindicato para Todos conforme proposição da chapa Unir os Lutadores.
12 – Diante do exposto e considerando o sorteio procedido, apresentamos abaixo a nominata das chapas concorrentes: CHAPA Nº 1, denominada RENOVAÇÃO – SINDICATO PARA TODOS : Coordenação Geral:Teresinha Inês Ceccato, Otávio Pereira e Celso Ramos Martins, para Coordenação de Formação e Políticas Sindicais: Kátia Maria de Paula e João Carlos da Silva; para Coordenação Administrativa e Financeira: Geraldino Barbosa e Sidnei Gonçalves da Rosa; para Coordenação de Políticas Esportivas, Sociais e Culturais: Pedro Cândido Machado Filho; para Coordenação de Políticas de Comunicação: Roberto Livramento; para Coordenação de Assuntos Jurídicos: Antônio Lopes e Hilton da Silva Aguiar; para Coordenação de Aposentados, Pensionistas e Assuntos de Aposentadoria: Maria Aparecida Pereira Martins e Maria de Lurdes Vargas; para Coordenação Regional de Camboriú: Ricardo Cesar dos Passos e para Coordenação Regional de Araquari: Ricardo Rocha. SUPLENTES: Luciano Barbosa, Sandra Mara Machado Carreirão Gonçalves e Carlos Alberto Pedrini. CHAPA Nº 2, denominada UNIR OS LUTADORES: Coordenação Geral: Ivalter Sebastião Coutinho, Geni Ana T. Vargas e Eduardo Luz, para Coordenação de Formação e Políticas Sindicais: Abelardo Francisco Vidal Filho e Maurília Costa da Silva; para Coordenação Administrativa e Financeira: Vilma da Silva Luiz e Leoni Teresinha Soares da Gama; para Coordenação de Políticas Esportivas, Sociais e Culturais: João de Assis; para Coordenação de Políticas de Comunicação Paulo Lietdke; para a Coordenação de Assuntos Jurídicos: Janete Clotilde Rosa e Silva e Valdenir Ferreira; para a Coordenação de Aposentados, Pensionistas e Assuntos de Aposentadoria: João José Evaristo P. de Souza e Maria Terezinha de J. Oliveira; para Coordenação Regional de Camboriú Evandina Argena da Silva e para a Coordenação Regional de Araquari Mário Luiz Madeira Ferreira. SUPLENTES: Marilidia das Graças M. O. Rios, Jussara da Costa Godoi e Salete Maria Lanzarin. Para o CONSELHO FISCAL após o sorteio as CHAPAS ficaram assim constituídas: Chapa 1: Titular: Rodrigo Weinhardt Borges (suplente Elaine Jussara Tomazzoni Tavares); Chapa 2: Titular: Romilda de Assis (suplente Vânia Maria Silvano); Chapa 3: Titular Raquel Jorge Moysés (suplente Marco Antonio de Pádua Borges); Chapa 4: Titular Edwilson Ribeiro (suplente Sandro João Pereira), e Chapa 5: Titular Jorge Emmanuel Feijó (suplente Rita de Cássia de Oliveira Rocha).
13 – Esperamos com este relato demonstrar a transparência, a imparcialidade e a lisura dos trabalhos até então realizados pela Comissão Eleitoral.
Nosso anseio é que a campanha transcorra num clima de muito respeito e que os concorrentes tenham como meta maior a LEALDADE À INSTITUIÇÃO que pretendem dirigir.
Comissão Eleitoral.
Florianópolis, 20 de julho de 2009.