Entre os dias 17 e 20 de novembro, os trabalhadores da pasta de Comunicação do SINTUFSC, assim como a coordenadora Karine Kerr, participaram do 27º Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC). O tema deste ano foi “Comunicação, Trabalho e Capital no Século XXI” e contou com 12 mesas de discussão, além de apresentações culturais e exibição de um documentário sobre a trajetória de Vito Gianotti, fundador do NPC que faleceu em 2015. Devido à pandemia, o curso foi realizado de forma remota.
Este foi o terceiro curso que a pasta de Comunicação participou neste ano, demonstrando o incentivo do Sindicato para a formação de seus trabalhadores.
Além de promover debates sobre a atuação dos jornalistas sindicais frente às tecnologias e os desafios dos tempos atuais, o curso apostou, como é tradição, em palestras político-formativas. Foram discutidos temas importantes para compreender os processos de hegemonia na comunicação brasileira e mundial, e os impactos destes na compreensão dos trabalhadores sobre a realidade. Geopolítica, pedagogia colonial e controle social são exemplos das temáticas abordadas no 27º Curso do NPC.
Para a equipe de comunicação do SINTUFSC um dos destaques da programação foi a palestra “A Comunicação de Resistência no Brasil”. Nesse espaço foi abordada a importância da comunicação sindical produzir conteúdos conectados à vida cotidiana do trabalhador a partir de uma perspectiva dos sindicatos e movimentos sociais.
Seguimos em constante formação para trazer informação de qualidade para a base.
Juntos somos mais fortes!

