Na tarde do dia 19 de outubro, integrantes da coordenação do Sintufsc reuniram-se com o Reitor Álvaro Prata para tratar da instalação do ponto eletrônico na universidade. A reunião aconteceu no gabinete do Reitor.
O prof. Álvaro Prata iniciou a reunião explicando que a administração está montando três comissões para estudar a instalação do equipamento de controle de assiduidade. “Uma delas vai tratar da política de implementação. Outra estudará o controle dos docentes das áreas de ensino, pesquisa e extensão. E a terceira vai analisar o caso do Hospital Universitário”, explica o Reitor que também salientou que está iniciando debates nos centros de ensino da universidade e que está disposto a participar de todos os eventos pessoalmente.
Celso Ramos Martins, um dos coordenadores gerais do Sintufsc, disse que a veiculação de notícias na mídia sobre a instalação do ponto eletrônico denegriu a imagem do servidor técnico-administrativo. “Caso venha a ser implantado o controle de assiduidade na UFSC, que seja para todas as categorias de trabalhadores”, disse.
O sindicato também está preocupado com a questão das diferentes jornadas de trabalho que hoje existem na universidade. “A implantação do ponto eletrônico vai acarretar na oficialização da jornada de seis horas?”, perguntou Celso.
O Reitor colocou a responsabilidade nas comissões em estudar e analisar cada caso, onde existem jornadas de trabalho diferentes. “Haverá um estudo para sabermos quais setores podem realizar a jornada de seis horas”, disse citando a flexibilidade de horários. “O trabalhador tem que cumprir as oito horas mas não há necessidade de ter essas horas estabelecidas”, completou.
Os coordenadores do Sintufsc também questionaram a administração sobre o dimensionamento, que é uma ferramenta importante para uma possível oficialização da jornada de seis horas na UFSC. O Reitor disse que está para implementar o estudo. Os representantes do sindicato esclareceram que para participar das comissões, será realizado uma assembléia geral da categoria para deliberar sobre o assunto.
Participaram da reunião pelo Sintufsc: Celso Ramos Martins, Teresinha Ceccato, Otávio Pereira, Antônio Lopes, Sandra Mara Gonçalves, Pedro Cândido, João Carlos da Silva. O Reitor Álvaro Prata e o vice-reitor, Carlos Alberto Justo da Silva.





