Abraçômetro:
00
d
00
h
00
m
00
s – Sem a entrega do prédio CBS02 – Curitibanos

Depois de muita briga, sindicatos são autorizados a participar do Congresso da Fasubra

Depois de muita briga, sindicatos são autorizados a participar do Congresso da Fasubra

Às 15h30mim iniciaram os trabalhos, do período da tarde, do segundo dia do XX Confasubra, que prossegue até sábado, 16 de maio, em Poços de Caldas, Minas Gerais. O primeiro assunto a ser debatido e votado foi relativo a dois recursos contestando a negativa de credenciamento das delegações do SINTUFF – Sindicatos dos Trabalhadores da Universidade Federal Fluminense, e do Sintufpa – Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Pará.

A mesa acordou de que seriam feitas duas defesas a favor, e duas contra, à manutenção ou não da decisão da comissão diretora do congresso, que vetou o credenciamento das entidades.

O primeiro recurso a ser votado foi referente à delegação do SINTUFF. Zé Maria, da Universidade Federal do Ceará, fez a primeira defesa em favor da decisão da comissão. O trabalhador afirmou que a entidade realizou uma assembléia que fere o regimento e o estatuto, pois, em sua convocação, os trabalhadores eram convidados para uma festa.

João Paulo Ribeiro, um dos coordenadores da Fasubra, foi contrário à decisão da comissão diretora. Para ele, os trabalhadores da Universidade Federal Fluminense não feriram o regimento do congresso. Segundo João Paulo, a comissão organizadora foi induzida ao erro. “Eu fui a primeira pessoa a falar isso, participei da AG deles e defendo que os companheiros sejam credenciados”, afirmou.

Para Léia de Souza Oliveira, também coordenadora da Fasubra, a convocação da assembléia que elege os delegados para o congresso foi “imoral’. Ela leu alguns trechos do jornal da entidade: “A direção do SINTUFF está preparando uma surpresa, com uma grande festa comemorativa e, logo em seguida, haverá a eleição dos delegados para o Confasubra”. A dirigente disse também que a comissão organizadora do congresso já havia orientado a entidade de que esse tipo de convocação não era permitido. Mas, segundo Léia, a direção do sindicato resolveu não seguir a recomendação.

Depois da fala de Léia, as vaias e provocações da plenária se intensificaram

Agnaldo Fernandes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, afirmou que essa seria uma decisão muito importante do congresso. Ele disse que todas as pessoas que estavam ali estavam legitimas, pois passaram pelo crivo da categoria. Para ele, em nenhum momento a entidade feriu o estatuto nem o regimento do congresso. O trabalhador acredita que o debate estava sendo muito mais por uma questão numérica. “Infelizmente os companheiros estão mais interessados em saber quantos delegados que vão ter de cada lado durante as votações”, concluiu.

Até agressões físicas

A mesa do congresso encaminhou para a votação as propostas de manutenção, ou não, da decisão da comissão diretora do congresso.. Pelo contraste não deu para definir qual proposta vencera e, não havendo acordo, a mesa decidiu contar os votos.

Antes de iniciar a contagem, ficaram evidentes muitas discussões, provocações e agressões verbais. Duas delegadas, de correntes políticas diferentes, chegaram a trocar agressões físicas e foi necessário que outras pessoas interferissem para que elas não saíssem machucadas.

Apaziguados os ânimos, começou a contagem, que deu muito trabalho para os coordenadores da mesa. Foi necessário que várias pessoas ajudassem a contagem dos votos, que foi feita um a um, fazendo uma marcação nos crachás dos delegados que já haviam votado, para que não houvesse nenhuma dúvida em relação à decisão.

Com 448 votos contrários à decisão da comissão diretora e 430 favoráveis, a delegação do SINTUFF foi autorizada a se credenciar para o XX Confasubra.

Os delegados que venceram a votação vibravam e repetiam em voz alta: “Eu..eu..eu…a CUT se fu…..”

Depois, foi votado o recurso do Sintufpa – Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Pará. Sem que acontecessem defesas, a mesa colocou o recurso em votação e, por contraste, a delegação do Sintufpa foi vitoriosa e também autorizada a se credenciar.

Depois da votação, que avançou até o começo da noite, os trabalhos do congresso foram interrompidos para o jantar. Posteriormente o congresso foi retomado para a apresentação das teses do XX Confasubra.

Visão Geral da Privacidade

Assim como em outros web sites, o web site https://sintufsc.com.br/ (adiante, o “Web Site” e/ou o “Portal”) utiliza uma tecnologia denominada “cookies” .