Os servidores técnico-administrativos das universidades federais paralisaram as atividades nesta quarta-feira, dia 22/5, para protestarem contra o não cumprimento de algumas cláusulas do acordo firmado após a greve de 2012 e contra projetos de leis que afetam os serviços públicos e, consequentemente, a população.
Na UFSC os STAs se concentraram no hall da reitoria onde fizeram análises da conjuntura nacional de local. “Estamos fazendo essa manifestação para conscientizar a categoria e a população sobre as manobras do governo sobre as tentativas de privatização dos serviços públicos”, informou Celso Ramos Martins, integrante da coordenação geral do Sintufsc.
Outro ponto polêmico que está em tramitação no Congresso é o projeto de lei 92/2007 que cria a fundação estatal de direito privado, lei que facilita dispositivos passar instituições públicas para organizações sociais, em outras palavras, privatização.
A Fundação Estatal de Direito Privado é um novo modelo de gestão que diminui a responsabilidade do estado, na gestão e no financiamento em áreas estratégicas para o desenvolvimento e soberania do país. Ela não recebe recursos da União para seu custeio e tão pouco para pagamento de pessoal portanto, as rendas da Fundação Estatal de Direito Privado são oriundas de receitas recebidas através da prestação de serviço e do desenvolvimento de suas atividades. Resumindo, visa o lucro.
“Mais uma vez vemos que o governo quer tirar direitos e benefícios, onerando a população. A Ebserh e a Funpresp são exemplos desse tipo de fundação de direito privado. Privatização dos serviços públicos para benefício de poucos”, argumenta Celso.
Eixos Gerais:
– contra a EBSERH e a Fundação Estatal de Direito Privado (PLP 92/2007) e em defesa do HU 100% SUS;
– pela anulação da reforma da previdência e contra a Funpresp;
Eixos locais:
– pleno direito de participação sindical dos trabalhadores;
– UFSC aberta por mais tempo com turnos contínuos de 12 horas;
– pelo direito a voto dos aposentados nas eleições para reitor;
– manutenção e preservação do projeto paisagístico de Roberto Burle Marx.

