Uma solenidade reuniu diversas autoridades para lembrar o Dia Internacional Contra a Corrupção, que acontece no dia 9 de dezembro. O evento aconteceu na sala dos conselhos, no prédio da reitoria da UFSC e contou com a presença do Reitor, Álvaro Prata, representantes do Ministério Público, da Controladoria Geral da União, do Ministério público do Trabalho de SC, Procurador adjunto da Assembléia Legislativa de SC e de instituições ligada à campanha “O que Você tem Haver com a Corrupção”.
O evento contou com uma programação de palestras e mesas redondas onde o principal tema foi a ética. O Prof. Paulo Ronei Ávila, Procurador do Estado de Santa Catarina, palestrante que abriu o evento comentou que a corrupção é um problema transnacional. “A educação tem papel crucial com a ética comprometida com os bons valores”.
Celso Ramos Martins, integrante da coordenação geral do Sintufsc, esteve presente acompanhando o evento. Para Celso, a luta por uma sociedade mais responsável, comprometida com a ética tem de ser de todos nós. “A corrupção é um grande mal que atrasa o desenvolvimento do país”.
A Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção foi assinada por diversos países em 9 de Dezembro de 2003, na cidade de Mérida, no México. A idéia central é fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo todo.
Em referência a essa data, o 9 de Dezembro foi então instituído como Dia Internacional contra a Corrupção, resultado de proposta feita pela delegação brasileira na Convenção de Mérida. No Brasil, é a Controladoria-Geral da União (CGU) que acompanha a implementação da Convenção e de outros compromissos internacionais assumidos pelo País, que tenham como objeto a prevenção e o combate à corrupção.
