O Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro é referência mundial quando o assunto é vacinação. Desde de 1973 existe o Programa Nacional de Imunizações (PNI) que coordena as atividades de imunizações desenvolvidas rotineiramente na rede de serviços. Foi através deste Programa que o Brasil erradicou a varíola, e em 1980 realizou a 1ª Campanha Nacional De Vacinação Contra A Poliomielite, com a meta de vacinar todas as crianças menores de 5 anos em um só dia.
Entretanto, a experiência da vacinação contra a Covid-19, no Brasil, foi marcada pelo negacionismo e pela disseminação da doença. Confira nas imagens cinco vezes que o governo Bolsonaro atrapalhou o processo de vacinação dos brasileiros compartilhando informações falsas.
5 vezes que o governo Bolsonaro atrapalhou o processo de vacinação dos brasileiros e disseminou informações falsas
1 — Agosto de 2020 — Governo federal ignora e-mails da Pfizer que apresentavam propostas de venda de vacinas, com possibilidade de entrega inicial em dezembro de 2020
2 — Outubro de 2020 — Governo desautoriza a compra de 46 milhões de doses da Coronavac
3— Compra de seringas fracassa e Ministério da Saúde garante menos de 3% do necessário para a vacinação;
4 — Abril de 2020 — Disseminou informações não científicas: “Há 40 dias venho falando do uso da hidroxicloroquina no tratamento do covid-19. Cada vez mais o uso da cloroquina se apresenta como algo eficaz”
5 — Ministério da Saúde desiste da obrigatoriedade, mas orienta que pais procurem a recomendação prévia de um médico antes da vacinação em crianças.
O resultado dessas ações desastrosas foi a perda de mais de 668 mil vidas que poderiam ter sido salvas graças à vacina.
Vacine-se e atue em defesa da vida!
Em Florianópolis, a vacinação contra a gripe está aberta para toda a população no posto de saúde mais próximo da sua casa. Também está ocorrendo a vacinação da quarta dose para maiores de 50 anos.
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.

