
Nesta quinta-feira (26) o SINTUFSC promove o debate “Diálogos sobre Racismo Institucional na UFSC” com a participação da Prof. Joana Célia dos Passos, ativista do movimento negro e docente no Depto. de Educação/UFSC e Rita Souza, graduanda em Serviço Social, integrante do Coletivo Negro Magali da Silva Almeida e articuladora da Frente de Juventude Negra Anticapitalista (Frejuna) de Florianópolis, com a mediação de Yasmim Pereira Yonekura, técnica administrativa no Colégio Aplicação/UFSC e doutoranda no Programa de Pós Graduação em Inglês.
Diante das recentes denúncias apresentadas pelo Coletivo Resistência Popular Estudantil sobre falas racistas e preconceituosas que circularam em lista de e-mail dos docentes do Departamento de Ciências e Tecnologia (CTC) fica evidente a necessidade de debater o racismo estrutural, mais especificamente a sua expressão através do racismo Institucional na UFSC.
Racismo institucional que se expressou tb no recente assassinato João Alberto Silveira Freitas, cidadão negro de 40 anos, que foi morto por dois seguranças do Carrefour em Porto Alegre, em plena véspera do feriado do Dia da Consciência Negra (20 de novembro). Em todo o país ocorreram atos de protesto pela morte de João Alberto e como forma de denunciar a violência e o extermínio da população negra. Em Florianópolis, a Frejuna organizou um ato no sábado (21), em frente à Alesc, que reuniu várias pessoas e coletivos.
A diretoria do SINTUFSC compreende a necessidade de debatermos sobre o racismo e repudia toda forma de violência e discriminação ao povo negro. Como analisa o intelectual Silvio Almeida*, “o racismo não é um ato ou um conjunto de atos e tampouco se resume a um fenômeno restrito às práticas institucionais; é, sobretudo, um processo histórico e político em que as condições de subalternidade ou de privilégio de sujeitos racializados é estruturalmente reproduzida”.
*Silvio Almeida, Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, em seu livro em seu livro“O que é racismo estrutural?” .
PARTICIPE DO DEBATE!
Quando: 26/11/2020, às 17h
Onde: Canal TV Sintufsc no YouTube e Facebook
Convidadas:
Joana Célia dos Passos: ativista do movimento negro e professora no Depto. de Educação/UFSC.
Rita Souza: graduanda em Serviço Social, integrante do Coletivo Negro Magali da Silva Almeida e articuladora da Frente de Juventude Negra Anticapitalista de Florianópolis. (FREJUNA)
Mediadora:
Yasmim Pereira Yonekura: técnica administrativa no Colégio Aplicação/UFSC e doutoranda no Programa de Pós Graduação em Inglês
