Em assembleia geral do SINTUFSC realizada durante a tarde desta quinta-feira (9/6) no auditório da sede da entidade, a categoria discutiu e aprovou diversos encaminhamentos relativos à luta pelos direitos dos trabalhadores da universidade, o momento político do País e a campanha nas eleições internas do sindicato. Durante os debates, a necessidade da unidade da categoria com os demais servidores públicos federais também foi ponto de pauta, e a assembleia acabou aprovando a participação da categoria na construção de um ato conjunto com as demais entidades sindicais que estão no Fórum Catarinense em Defesa do Serviço Público, a ser realizado no dia 16 de junho em defesa dos serviços públicos e contra os ataques à classe trabalhadora. Um dos alvos é o projeto de lei 257/2016, que está em discussão no Congresso e representa uma séria ameaça aos direitos dos trabalhadores do setor público e à população.
Um dos encaminhamentos aprovados foi a convocação de uma assembleia geral específica na próxima semana para discutir a conjuntura política do País. A assembleia será realizada no auditório do sindicato na quarta-feira (15/6) com início às 14 horas. Celso Ramos Martins, da Coordenação Geral, informou à plenária que a direção do sindicato tem reunião com o reitor da UFSC, Luís Carlos Cancellier, na manhã da próxima segunda-feira (13/6) para tratar de assuntos de interesse dos trabalhadores da universidade. A Comissão Eleitoral aprovou a proposta de realizar dois debates e informou que se reunirá com representantes das duas chapas para organizar os eventos durante a campanha.
A assembleia referendou o nome dos delegados à plenária nacional da FASUBRA, que acontece nos dias 19 e 20 de junho em Brasília. Pela direção participa Celso Ramos Martins e pela base estarão presentes Brenda Piazza, Dalânea Flôr, Isabel Maria da Silva e Mário Luiz Madeira. A mesa dos trabalhos da assembleia foi coordenada por Celso Ramos Martins, Dilton Mota Rufino e Evandina Argena da Silva, da direção do sindicato. Com a prorrogação do prazo de inscrições para o segundo Encontro Nacional de Educação (II ENE), que será realizado em Brasília de 16 a 18 de junho, a plenária aprovou o nome da aposentada Enaura Simas Graciosa como representante da base sindical no evento. Pela direção do sindicato estará presente Teresinha Ceccato, da Coordenação Geral.

