Abraçômetro:
00
d
00
h
00
m
00
s – Sem a entrega do prédio CBS02 – Curitibanos

Trabalhadores da UFSC decidem parar terça-feira

Trabalhadores da UFSC decidem parar terça-feira

Durante a assembleia geral do SINTUFSC na manhã desta quarta-feira (25), o plenário aprovou a proposta de adesão ao dia nacional de paralisação nas universidades federais, marcado para a próxima terça-feira, dia 3 de março, dentre outras deliberações de temas de interesse da categoria dos servidores. O tom dos discursos no plenário marcou a necessidade de mobilizar a base para lutar contra possíveis desdobramentos dos cortes orçamentários da União no setor, que ameaçam conquistas históricas dos trabalhadores ou mesmo avanços na questão salarial. As perdas provocadas pela onda inflacionária assustam a todos, pois caso não seja fechado nenhum acordo esse ano, não haverá qualquer reajuste no ano que vem. A assembleia foi realizada no mesmo dia em que foi lançada em âmbito nacional a campanha salarial 2015.

O ato do dia 3 está agendado para iniciar às 9 horas no hall da Reitoria, com concentração e manifestação dos participantes. À partir do meio-dia será servido cachorro-quente aos manifestantes. As lideranças do movimento vão convidar as demais entidades representativas da comunidade acadêmica, como ANDES, DCE, APUFSC e APG, para reforçar a mobilização em torno do protesto. “Embora as aulas ainda não tenham iniciado, o protesto tem como objetivo dar início às mobilizações num ano que vai exigir muito empenho da categoria para não sofrer ainda mais cortes em seus direitos”, reforçou o coordenador geral Celso Ramos Martins, da direção do SINTUFSC.

Quanto às eleições previstas para este ano, quando a comunidade acadêmica fará a escolha dos novos dirigentes da Universidade, o encaminhamento aprovado foi no sentido de os representantes dos TAE´s no Conselho Universitário (CUn) apoiarem a tese do voto paritário, seguindo a orientação discutida e aprovada pela categoria no último Congresso do sindicato, realizado em dezembro passado. Em breve o CUn deve fazer a análise e deliberação do regulamento da eleição para a Reitoria, e o temor é que sejam alteradas as regras em vigor há anos, e que tradicionalmente privilegiam o voto paritário.

O plenário também aprovou os nomes dos cinco delegados à plenária da Fasubra, prevista para os dias 7 e 8 de março no Rio de Janeiro, além da participação no protesto contra a implementação da EBSERH, em apoio aos TAEs da UFRJ, em ato previsto para o dia 6 de março no Rio de Janeiro.

Durante os debates, foi aprovada por unanimidade uma moção em defesa dos direitos dos trabalhadores e pela revogação de medidas adotadas pelo Governo Federal contra os interesses da categoria. Veja aqui.

 

Confira as imagens da Assembleia clicando aqui.

 

 

 

 

Visão Geral da Privacidade

Assim como em outros web sites, o web site https://sintufsc.com.br/ (adiante, o “Web Site” e/ou o “Portal”) utiliza uma tecnologia denominada “cookies” .