Integrantes da nossa delegação do SINTUFSC em Brasília (DF) estiveram nesta quarta-feira, 24, no gabinete do deputado federal Pedro Uczai (PT/SC) para entregar uma carta direcionada ao parlamentar pedindo apoio à greve.
Confira um trecho da carta:
“Somos trabalhadores técnico-administrativos da Universidade Federal de Santa Catarina e estamos em greve desde o dia 11 de março. Boa parte da nossa base votou no Lula acreditando numa mudança real depois do desastre Bolsonaro. Esperávamos que no processo de mudança a universidade pública estivesse priorizada, afinal, é nas federais que estão mais de 90% das pesquisas relevantes que envolvem conhecimento e ciência. Mas, o que temos visto é o contrário. O governo diminui os recursos para as universidades, permite seu sucateamento, busca a desconstitucionalização dos repasses e tripudia dos trabalhadores.
Vimos o deputado festejar a criação do curso de Medicina em Curitibanos. Mas o deputado sabe realmente o que significa para os trabalhadores daquele campus um curso a mais? Procurou saber como estão as condições de trabalho na UFSC/Curitibanos? Sabe que os trabalhadores das universidades são os que recebem um dos menores salários do serviço público federal? Sabe que a universidade está perdendo cérebros porque os demais setores do serviço público pagam salários melhores e as pessoas buscam melhorar a vida? Sabe que a UFSC perdeu nos últimos anos quase 300 trabalhadores? Sabe sobre a sobrecarga de trabalho nos campi do interior?
Nós, os que ainda estamos aqui fazendo desta universidade uma das melhores do país gostaríamos de ver o deputado atuando em consequência no sentido de pressionar o governo federal para que aumente as verbas para a universidade e para que apresente uma proposta digna para os trabalhadores em luta”.
Acesse aqui a carta na íntegra.
É GREVE ATÉ O GOVERNO PAGAR TUDO QUE NOS DEVE!
REPOSIÇÃO SALARIAL, REESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA E RECOMPOSIÇÃO DO ORÇAMENTO DAS UNIVERSIDADES JÁ!

