O Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (SINTUFSC) manifesta sua solidariedade à Associação dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (ASUNIRIO) e à população do Rio de Janeiro, que será diretamente afetada pela chamada “fusão” do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com o Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE).
A proposta, apresentada pela administração da universidade em conjunto com a Ebserh e o Ministério da Saúde, prevê, na prática, a dissolução da estrutura do Hospital Universitário, com a transferência de todo o quadro de funcionários e equipamentos para as instalações do hospital federal.
Diversas preocupações têm sido levantadas pela comunidade acadêmica, sendo a principal delas o fato de que o HFSE não possui estrutura para absorver integralmente os serviços do HUGG. Essa mudança pode resultar no fechamento de unidades, ambulatórios e leitos, prejudicando a população que depende desse atendimento e descaracterizando o papel do Hospital Universitário como hospital-escola. Soma-se a isso o fato de que a Unirio não possui orçamento suficiente para arcar com os custos adicionais, em um cenário de cortes sistemáticos nas áreas da Educação e da Saúde.
Apesar das críticas, a proposta foi aprovada em sessão conjunta remota realizada no dia 10 de junho. O Conselho Universitário (Consuni) e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Unirio aprovaram a fusão de forma arbitrária e desrespeitando o direito à fala dos inscritos.
A forma como se deu essa aprovação nos remete ao episódio da concessão da administração do HU-UFSC à Ebserh, em 2015, quando uma sessão do Conselho Universitário foi transferida para dentro do quartel da Polícia Militar de Santa Catarina, para garantir a entrega do hospital à empresa, à revelia da comunidade universitária.
Todo apoio à ASUNIRIO!
Em defesa da democracia universitária e do serviço público de qualidade!