A Direção do Sintufsc, analisando o novo período da luta pela implementação das 30h, deliberou pela articulação de duas frentes que tem por objetivo:
1.Analisar e deliberar sobre o documento produzido pela Comissão das 30h;
2.Realizar um amplo debate, sobre a tática de nossa categoria visando à implementação das 30h.
A construção das 30hs vem de longa data, e todos sabemos como a mesma foi sendo implementada durante esses anos. A cada gestão da Administração Universitária, esse debate retorna com os mais deferentes vieses.
Tivemos marcos importantes nessa conhecida batalha da nossa categoria: Decreto nº4.836, de 9 de setembro de 2003, que altera o artigo 3º do Decreto nº 1.590, de 10 de agosto de 1995 ; e a derrocada do relógio-ponto. Atualmente estamos com o relatório técnico da comissão das 30h – comissão tirada durante a nossa última greve em 2012 – e agora precisamos fazer uma análise política e técnica desse documento e definir nossa tática de implementação.
Nossa ação está focada na construção criteriosa de passos consequentes na efetivação das 30h. Não nos permitiremos atos aventureiros que prejudiquem alcançar esse importante objetivo. Basta lembrar que em 2009, quando assumimos a direção do sindicato, estava em pleno andamento a instalações dos relógios e foi com muita tranquilidade e ouvindo os mais diferentes segmentos da Comunidade Universitária e fora dela, agindo em unidade com a categoria, é que conseguimos superar este problema.
A análise desse documento irá contribuir para aperfeiçoarmos e socializarmos este documento na base, aproveitando para, no debate, ganharmos os mais diferentes setores. A tática a ser implementada tem por objetivo garantir um caminho sólido rumo a nossa vitória.
Por fim, alertamos que o abaixo-assinado que está sendo passado na UFSC não faz parte das ações deliberadas pela direção do Sintufsc, por acreditarmos ser uma proposta acessória e não central da nossa luta, pois a Categoria já deixou claro sua posição a favor das 30h, seja em Congressos, Assembleias e Atos. Central agora é efetivarmos as duas frentes para ganharmos essa luta de forma definitiva. Reiteramos que o sindicato não foi procurado e a Diretoria vê com preocupação atitudes isoladas que podem prejudicar a conquista dessa antiga bandeira.
Aproveitamos, também, para convidar a todos(as) os filiados para participarem no dia 25 de julho de 2013 das eleições para Direção do Sintufsc.
(Retificado, a pedido da representante da comissão eleitoral, no dia 9/7/2013, às 13h22min)
