A Internacional de Serviços Públicos, uma federação sindical internacional, está presente no XX Confasubra para fazer campanha para que a Fasubra se filie à entidade. A ISP agrupa 646 sindicatos filiados em quase 160 países.
O secretário regional interaméricas da ISP, Jocélio Drummont, representante da entidade nas Américas, está confiante de que a filiação seja aprovada neste congresso. Segundo ele, existem duas forças políticas da Fasubra que apóiam a filiação à Internacional de Serviços Públicos. “Provavelmente vamos conseguir a filiação”, afirma.
O secretário explica que a ISP é uma “organização independente”, que representa oficialmente os trabalhadores do setor público na OIT – Organização Internacional do Trabalho. A sede internacional da ISP fica próxima à fronteira franco-suiça de Genebra e, a do Brasil, está sediada na cidade de São Paulo.
De acordo com o material informativo, distribuído pela entidade no XX Confasubra, as principais campanhas da ISP são: serviços públicos de qualidade; igualdade na oportunidade no mundo do trabalho para trabalhadores negros, negras, jovens e LGBT; direito à negociação coletiva no setor público e direitos sindicais.