Trabalhadores estão em greve há 12 dias pela revogação da lei que retira direitos e libera a limpeza pública para empresas privadas
Debaixo do sol de mais de 30 graus, as famílias dos trabalhadores da Comcap e a população de Florianópolis ocuparam as ruas de Florianópolis em defesa dos direitos da categoria e da Comcap 100% pública.
Foi histórico! Mais de 5 mil pessoas que, respeitando o uso de máscara e distanciamento, tomaram a Beira-mar Continental, no maior ato dos 45 anos de história da Comcap.
A Polícia Militar proibiu a passagem dos manifestantes pela Ponte Hercílio Luz, que fica aberta aos finais de semana só para pedestres, sob a desculpa de que “comprometeria a estrutura da ponte”. Quando a ponte foi inaugurada e 50 mil pessoas compareceram ao evento, não houve a mesma preocupação.
Os trabalhadores estão em greve há 12 dias lutando pela revogação da lei do prefeito Gean Loureiro que reduz os direitos dos funcionários da Comcap e libera a limpeza pública para empresas privadas.
Gean, o Intransigente, usa de todo o seu arsenal para calar a voz dos trabalhadores. Já chamou os garis que fazem a coleta do lixo e as Margaridas que varrem as ruas de privilegiados; e agora tenta taxá-los como criminosos e terroristas por resistirem contra a retirada de direitos.
Junto com o judiciário e a mídia local, o prefeito utiliza-se de medidas autoritárias e arbitrárias para tentar acabar com a greve sem sentar na mesa de negociação.
O recado dado pelas famílias neste domingo foi claro: a greve só acaba com proposta! “Não somos privilegiados, tampouco criminosos. Somos a Família Comcap, somos a população de Florianópolis que não aceita a privatização da Comcap e a retirada de direitos!”, disseram em alto e bom tom durante o ato.
Firmes na luta, seguimos em defesa da nossa Comcap, porque a Comcap é do povo!
O SINTUFSC manifesta seu apoio e solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras da Comcap.
Juntos somos mais fortes!


