Abraçômetro:
00
d
00
h
00
m
00
s – Sem a entrega do prédio CBS02 – Curitibanos

Manifestantes desocupam Setuf e convocam novo protesto

Manifestantes desocupam Setuf e convocam novo protesto

A Frente de Luta pelo Transporte Público e o Movimento Passe Livre anunciaram na noite de ontem (4) a desocupação do prédio do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo da Grande Florianópolis (Setuf) e convocaram um novo protesto para hoje, às 16h, em frente ao Terminal de Integração do Centro (Ticen). Os integrantes do movimento exigem que a prefeitura diminua imediatamente os preços das passagens de ônibus na cidade e inicie um grupo de trabalho para viabilizar a médio prazo o projeto de Tarifa Zero. Nesta quinta-feira, em um ato denominado catracaço, a população de Florianópolis experimentou por quase duas horas a sensação de não pagar pelo transporte público nas plataformas do Ticen.

A ocupação do Setuf ocorreu no fim da manhã, de forma pacífica, e durou cerca de nove horas. Em assembleia, os manifestantes decidiram abandonar o prédio às 20h, para evitar uma possível intervenção policial. Enquanto o prédio estava ocupado, membros do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano, Rodoviário, Turismo, Fretamento e Escolar de Passageiros da Região Metropolitana de Florianópolis (Sintraturb) paralisaram suas atividades por duas horas, das 16h às 18h. Logo depois, começou o chamado catracaço, e os passageiros puderam usufruir do transporte público gratuitamente.

O protesto que está marcado para hoje deve reunir milhares de pessoas, e tem como objetivo pressionar a prefeitura a dar uma resposta para os pedidos de diminuição da tarifa de ônibus. O próprio prefeito César Souza Junior (PSD) declarou que seu sonho é implementar o Tarifa Zero, mas não houve queda no preço das passagens mesmo após os benefícios concedidos pelo governo federal.

De acordo com a Frente e o MPL, a nova licitação anunciada pelo prefeito não resolve o problema da cidade, pois o transporte coletivo continuará sendo tratado como mercadoria, e não como direito fundamental da população. Apesar de a prefeitura anunciar que pode haver queda na tarifa depois do processo, o lucro das empresas será preservado e não há garantias de que a planilha de cálculo tarifário será transparente.

V ATO PELA REDUÇÃO IMEDIATA DA TARIFA
Convocação: Frente de Luta pelo Transporte Público de Florianópolis e Movimento Passe Livre
Dia 5 de julho, quinta-feira, a partir das 16 horas
Terminal Integrado do Centro (TICEN)
Contatos para mais informações e agenda de entrevistas:
– Matheus Lobo – 9906 6748
– Gabriel Coelho – 9971 7711

Visão Geral da Privacidade

Assim como em outros web sites, o web site https://sintufsc.com.br/ (adiante, o “Web Site” e/ou o “Portal”) utiliza uma tecnologia denominada “cookies” .