Abraçômetro:
00
d
00
h
00
m
00
s – Sem a entrega do prédio CBS02 – Curitibanos

Marcha Nacional Unificada – Confira as Fotos

Marcha Nacional Unificada – Confira as Fotos

No dia 9 de setembro uma caravana de trabalhadores da UFSC participou, em Brasília, da jornada de debates sobre aposentadoria e Fundação Estatal. Dia 10, eles também participaram da Marcha Nacional Unificada – Contra as Fundações Estatais de Direito Privado e em defesa da paridade entre ativos e aposentados.
A viagem a Brasília foi aprovada na sessão da Assembléia Geral Permanente dos trabalhadores técnico-administrativos da UFSC, que aconteceu no dia 4 de setembro, no auditório do CFH.

Abaixo-assinado contra Fundações Estatais chega a mais de 500 mil assinaturas

Sob sol forte e enfrentando o tempo seco de Brasília, mais de 4 mil servidores públicos federais marcharam, no dia 10 de setembro, pela Esplanada dos Ministérios contra o Projeto de Lei Complementar (PLP) 92/07, que propõe criar Fundações Estatais de Direito Privado e em defesa da paridade entre ativos e aposentados. A atividade percorreu os ministérios da Educação, Planejamento e foi parar em frente ao Palácio do Planalto.

Em cada um desses órgãos uma comissão com representantes da Condsef, Fasubra, CUT, CTB e outras entidades sindicais foi recebida. Foram deixadas cópias de um abaixo-assinado que já conta com mais de 500 mil assinaturas contra o PLP 92/07. As entidades trabalham para coletar mais de um milhão de assinaturas em busca da derrubada do projeto considerado pelos trabalhadores públicos um equívoco do governo Lula.

Na Educação, foi o próprio ministro Fernando Haddad quem recebeu os servidores. Na Secretaria-Geral da Presidência da República foi feito o compromisso de repassar cópias de mais de 500 mil assinaturas coletadas em diversos estados brasileiros contra o PLP 92/07 ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na terça o abaixo-assinado foi entregue ao presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia.

Várias entidades sindicais vêm combatendo o PLP 92/07 desde que o projeto estava no Ministério do Planejamento. Para as entidades este modelo administrativo está na contramão do crescimento e fortalecimento do Estado Brasileiro, inclusive do próprio PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), dito a menina dos olhos do governo. Para alcançar desenvolvimento, áreas estratégicas como educação, pesquisa, saúde, reforma agrária, ambiente, cultura, devem continuar responsabilidade do Estado, com financiamento e gestão pública.

Vitórias no passado – A determinação dos servidores tem respaldo nos resultados já conquistados com movimentos como este. Ouvindo as reclamações de representantes dos movimentos sociais, estudantis e sindicais, o Congresso Nacional já derrubou, durante o governo Collor e FHC, a PEC-56 e a PEC-370. Ambas propunham a transformação das Universidades Públicas Federais em Organizações Sociais.

Mesmo com a aprovação do PLP 92/07 na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, as entidades lutam para que a proposta seja abandonada. Acreditando no poder de mobilização da sociedade, os servidores seguem na luta pela derrubada do projeto.

Confiras as fotos

Visão Geral da Privacidade

Assim como em outros web sites, o web site https://sintufsc.com.br/ (adiante, o “Web Site” e/ou o “Portal”) utiliza uma tecnologia denominada “cookies” .