Os reitores de sete universidades de Minas Gerais assinaram um protocolo de intenções que formaliza a proposta de criação do consórcio de universidades mineiras do sul e sudeste do estado.
Em reunião realizada em Belo Horizonte com os reitores, o ministro da Educação, Fernando Haddad, propõe manifestação prévia dos conselhos das universidades de concordância com a figura, a idéia e o conceito do consórcio. “Depois, quando a lei for aprovada, implementamos as medidas nas instituições que confirmarem a adesão”, disse.
As universidades federais de Alfenas, Itajubá, Juiz de Fora, Lavras, São João del-Rei, Ouro Preto e Viçosa assinaram o protocolo de intenções que formaliza a proposta de criação do consórcio. Na proposta em debate, as instituições manteriam a autonomia, mas formulariam um único plano de desenvolvimento institucional (PDI) em consonância com o PDI de cada instituição. O consórcio deverá promover a integração dessas instituições, nos campos de ensino, pesquisa e extensão, o que será facilitado pela localização geográfica.
No Plano de Desenvolvimento Institucional cita que o consórcio representa uma mudança de paradigma, passando do modelo de competição para um ambiente de cooperação entre as universidades consorciadas.
Fonte: www.mec.gov.br
Confira aqui a minuta que dispõe sobre o consórcio universitário
Confira aqui o Plano de Desenvolvimento Institucional do Consórcio




