UFRB: ASSEMBLÉIA GERAL DOS ESTUDANTES DECIDE EXIGIR DA REITORIA O ÔNIBUS PARA CARAVANA A BRASÍLIA.
Ocupados na reitoria, há mais de 1 semana na luta por assistência estudantil, e em defesa da universidade pública, os estudantes da Universidade Federal do Recôncavo Baiano realizaram, dia 03 de outubro, uma assembléia geral para organizarem a pauta de reivindicações a ser entregue à reitoria e decidiram exigir o ônibus da universidade para irem à Brasília no dia 12 de novembro entregar o Livro Cinza/Dossiê-denúncia do REUNI ao presidente Lula exigindo a revogação do REUNI.
Os estudantes questionam: como é possível ampliar o número de vagas se não há garantia de assistência estudantil para os estudantes? Como criar novos cursos se os que já existem não possuem condições de garantir uma formação de qualidade, com falta de laboratórios para as aulas práticas? Como é possível aceitar verbas para “novos” cursos BIs, como técnico agrícola, retirando o direito a um verdadeiro diploma profissional? Por isso, concluíram que é preciso unificar a luta estudantil por restaurante universitário, moradia e segurança com a exigência da revogação do REUNI, afinal, é um decreto que tem conseqüências graves para todos, como demonstra o Livro Cinza do REUNI.
Essa foi uma vitória importante para os estudantes da UFRB que alimenta a luta de todos os estudantes brasileiros. Agora é toda força na mobilização, intensificando a coleta de assinaturas ao abaixo-assinado de adesão à campanha, além de novos relatos ao livro-cinza, denunciando a implementação do REUNI na UFRB.
UFBA: CONSELHO DEENTIDADES DE BASE É UNÂNIME: ÔNIBUS DA UNIVERSIDADE PARA CARAVANA A BRASÍLIA.
Por proposta do Diretório Acadêmico de Fonoaudiologia da UFBA, membro da coordenação nacional da campanha pela revogação do REUNI, o CEB do DCE UFBA, com mais de vinte DA´s e CA´s, aprova ofício para exigir da reitoria o ônibus da universidade para a ida dos estudantes à Brasília no próximo dia 12 de novembro.
Em período de eleição do DCE, a campanha amplia na base do Movimento Estudantil e é fundamental a unidade dos estudantes em defesa de suas reivindicações. Passadas em sala e pedágios de arrecadação já estão acontecendo.
COMBATER O IMOBILISMO ÉCONSTRUIR A CARAVANA A BRASÍLIA: DUAS EXPERIÊNCIAS DE LUTA PELA REVOGAÇÃO
No Congresso de Estudantes da UFSCAR setores do ME tentaram combater a resolução que propunha apoio do DCE a caravana a Brasília. Sem argumentos para defender suas propostas, setores apoiadores e contra o REUNI unificaram forças para implodir o congresso e barrar a proposta de construção da caravana a Brasília.Contrapondo-se a levar o ME a um beco sem saída, o Congresso decidiu aprovar um Conselho de CAs para discutir com as entidades de base a mobilização e coleta de adesões na base parar garantir o direito dos estudantes da UFSCAR de defender o diploma profissional e ampliar a construção da caravana pela revogação dia 12/11.
Na UFJF o DCE, dirigido pelo PSTU, dizendo-se contra o REUNI, decidiu apoiar o Livro Cinza do REUNI considerando uma boa iniciativa. Mas se nega a levar a frente a luta pela revogação do decreto. As entidades de base que participaram da reunião do dia 07 mobilizam pela construção da caravana exigindo que o DCE incorpore de fato essa iniciativa concreta. Já está em curso diálogo com todas as entidades, coleta de assinaturas e arrecadação para garantir o ônibus.
“A UNE DEVE MUDAR DEPOSIÇÃO!”
“Depois do que pude ouvir, nenhum diretor da UNE pode desconsiderar o conteúdo do Livro Cinza do REUNI, nem os relatos das entidades na reunião do dia 7/9”- Carolina Pinho, Diretora de Esporte da UNE
Presente na reunião do dia 07 de setembro, Carolina Pinho, diretora de Esportes da União Nacional de Estudantes apresentou aos demais diretores da UNE e aos estudantes brasileiros uma carta repasse de sua participação. Após a reunião da diretoria plena da UNE (10-12/10, SP) ela fará um giro em AL, SE, RJ e São Carlos ajudando estudantes e entidades a construir a caravana a Brasília pela revogação do decreto. Nesta carta, ela afirma:
“Independente das posições que possamos a ter sobre inúmeras questões, independente de diferenças de opinião, nenhum diretor da UNE pode deixar de prestar atenção nos elementos concretos que estão vindo à tona sobre o significado do REUNI. Ninguém é contra a ampliação de vagas nas universidades públicas. Mas não podemos aceitar a quebra dos diplomas, afinal a conquista de um diploma profissional é o objetivo de todo estudante. E a proposta dos Bacharelados Interdiciplinares é a destruição dos diplomas. Nenhum diretor da UNE pode se omitir de ver a realidade que o REUNI vem impondo nas universidades.Como me manifestei no 56º CONEG e defendi com outros companheiros, também da diretoria, acredito que a UNE deva exigir do governo Lula a revogação do decreto.
Essa declaração de Carolina é um ponto de apoio à luta nacional pela revogação do REUNI. Agora, Carol se prepara para participar da reunião da diretoria plena da UNE (10 a 12/10), onde apresentará esta discussão defendendo que a UNE mude aposição. Além disso faz um chamado a todas as entidades de base: “É preciso unificar os DA´s e CA´s a nível nacional e batalhar para que no próximo CONEB(Conselho Nacional de Entidades de Base da UNE), a União Nacional de Estudantes mude de posição e se coloque ao lado dos estudantes na luta pela revogação do REUNI”.
UMA CAMPANHA DE MASSAS: A UFPR INICIA A COLETA DE ADESÕES AO ABAIXO-ASSINADO DA CARAVANA!
Na semana passada, visando a realização de um congresso de estudantes da Universidade Federal do Paraná, 50 delegados reuniram-se e debateram, entre outras questões, sobre a necessária unidade do movimento estudantil diante da ameaça do REUNI às universidades federais. O abaixo-assinado de coleta de adesões à campanha foi passado e, mesmo com obstáculos colocados por setores do movimento estudantil que não aceitam reivindicar nada de Lula – responsável pelo decreto – mais de 30 assinaturas foram coletadas entre aqueles que visualizaram na caravana a Brasília uma forma concreta de luta para revogar o REUNI.
Agora é toda força na arrecadação para levar um ônibus das universidades do Sul à Brasília!!
ATIVIDADES DEARRECADAÇÃO PARACONSTRUIR A CARAVANA A BRASÍLIA!
Na semana passada estudantes realizaram um pedágio em Salvador. O DAFONO UFBA irá realizar um Bazar de arrecadação no dia 08/10 na Faculdade de Educação para garantir fundos para a viagem a Brasília e ampliar a coleta de assinaturas. A coordenação nacional de entidades está elaborando a arte dos adesivos e de camisas para ajudar na captação de recursos. O CEB DCE UFBA aprovou enviar ofícios aos sindicatos essa semana para garantir verbas para ônibus e reprodução do Livro Cinza do REUNI. Um instrumento importante é arrecadar fundos nas passadas em sala de aula com o abaixo assinado, ajuda e envolver mais estudantes na campanha.
VAMOS A BRASÍLIA EM DEFESADOS NOSSOS DIPLOMAS!
VAMOS A BRASÍLIA PELAREVOGAÇÃO DO REUNI!