Nota dos Servidores Técnico-Administrativos do Restaurante Universitário em Resposta à Nota da Administração Central da UFSC

Nota dos Servidores Técnico-Administrativos do Restaurante Universitário em Resposta à Nota da Administração Central da UFSC

Os servidores técnico administrativos do Restaurante Universitário que estiveram em greve e continuam na luta por melhores condições de trabalho, vêm a público manifestaram-se ponto a ponto em resposta à Nota da Administração Central da UFSC sobre o Restaurante Universitário publicada no dia 29 de outubro.

I. “Vigilância Sanitária avalia não existir risco potencial aos usuários”: O relatório da comissão formada a partir da greve de servidores para discutir necessidades do RU aponta e comprova dezenas de infrações perigosas que continuam sendo cometidas e que sequer foram verificadas durante as inspeções da vigilância.

II. “trabalhadores da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) estiveram no Restaurante Universitário para planejar inspeções nas redes sanitárias.” As solicitações em relação às falhas da rede sanitária do RU são enviadas à direção e setores responsáveis desde o início de 2023. Foi somente a partir da formalização de denúncias que providências como esta foram tomadas pela gestão.

III. “troca do piso sob os panelões, consertos do telhado, limpeza em calhas de drenagem, pintura total da cozinha e revisão nos contratos de serviços, ampliando o número de trabalhadores envolvidos nas operações do RU Trindade”.
1. Os pisos refratários instalados na área de panelões começaram a quebrar com menos de um mês de uso. Os buracos que se formaram pela quebra dos pisos foram revestidos com cimento, o que é proibido expressamente pela legislação sanitária e de edificações para cozinhas. Na mesma área foi realizada instalação de uma saída para o escoamento da água proveniente da produção e limpeza, esta encontra-se em nível que não permite o escoamento total dos rejeitos, fazendo com que os funcionários da cozinha tenham que fazer a retirada manual da água e resíduos no final de cada turno, comprometendo a higiene pessoal e do ambiente.
2. Os consertos no telhado foram realizados apenas nas áreas de vestiário e de lavação do refeitório. Quando chove, ainda há goteiras no almoxarifado, diretamente em cima dos alimentos e na área de armazenamento de materiais de limpeza e descartáveis, em equipamentos e quadro elétrico localizados na cozinha e na entrada e banheiro dos servidores.
3. A ampliação do número de trabalhadores ocorreu somente no Contrato, porque, na prática, a empresa contratada não consegue preencher todos os postos de trabalho vagos devido a alta rotatividade de funcionários, elevada taxa de absenteísmo e péssimas condições de remuneração e trabalho.
4. Há ainda, diversas solicitações de manutenção e reparo na estrutura não atendidas pelos setores responsáveis.

IV a VIII “Reitoria apresentou um planejamento com ações de curto, médio e longo prazos para melhorar o ambiente de trabalho e assegurar que o preparo dos alimentos continue a ser feito em condições sanitárias adequadas”. Passadas já quase duas semanas desde a entrega do plano de ação pelo sindicato, os servidores técnicos do RU, e nem mesmo a direção do RU, sabem o que realmente a Reitoria vai fazer. O plano trazendo informações genéricas trouxe mais dúvidas do que respostas aos trabalhadores. Na audiência pública do dia 16, O reitor afirmou que iria agendar reunião com os membros da comissão interna que elaborou o relatório que motivou a elaboração deste planejamento para tratar e discutir as ações planejadas, porém ainda não o fez. A comissão ainda aguarda por melhores esclarecimentos.

X. Os técnicos administrativos do RU sempre demonstraram intenso compromisso com a manutenção de serviços seguros, adequados e de qualidade à comunidade universitária e nunca mediram esforços para que estes sejam garantidos com o padrão de qualidade e segurança exigidos. Por estes motivos, estes servidores vêm há anos se manifestando em relação às questões estruturais aqui elencadas e tantas outras sem que tenham obtido respostas efetivas da gestão, assim, optaram por manifestar-se através das ações em conjunto com o Sindicato de Trabalhadores da UFSC, espera-se que agora finalmente, obtenha-se ações efetivas para manutenção e cuidado dessa estrutura tão importante para todos.

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