Chegamos ao fim da nossa greve após 117 dias de luta! Hoje pela manhã, assinamos o termo de acordo com a Reitoria. Nesse acordo, além do retorno ao trabalho a partir da próxima segunda-feira, 8/07, estão previstas as medidas que deverão ser implementadas pela gestão em conjunto com os trabalhadores para atendimento à pauta local de reivindicações da greve.
Nacionalmente, a greve foi encerrada em 27 de junho após a assinatura de acordo pela Fasubra. Acordo que foi articulado pelo conjunto das correntes majoritárias da nossa entidade, desconsiderando a votação da maioria das bases que não concordaram com a proposta do governo, muito aquém do que solicitamos!
Tivemos apenas 14% de reajuste salarial (9% em 2025 e 5% em 2026) e aumento de 0,2% no step para os próximos 2 anos. Na carreira, conquistamos uma pequena alteração nas correlações dos níveis, sendo que várias das pautas foram encaminhadas para comissões que tratarão do assunto até o final do ano.
Queríamos mais, queríamos o justo! Podíamos mais!
Mas saímos da greve de cabeça erguida, sabendo que fizemos todo o possível para conquistar melhores condições de trabalho para os TAEs!
A recomposição orçamentária das universidades, pauta de luta do nosso movimento, também foi muito além do necessário. O PAC das universidades expande, sem garantir recursos para a manutenção, uma via aberta para as privatizações.
Nossa pauta local avançou e temos compromissos por parte da Reitoria de ações importantes para UFSC e para os TAEs. Essas ações seguirão sendo acompanhadas pela direção do SINTUFSC e pela comissão formada a partir do comando de greve.
O verdadeiro ganho da greve foram as trocas e amizades fortalecidas nesse período!
A todes agradecemos a participação e empenho nas atividades propostas pelo comando e reforçamos que seguimos na luta, juntos! Teremos batalhas importantes pela frente, como a reforma administrativa!
Seguimos fortes para enfrentar todos os ataques aos trabalhadores!
A UFSC é nossa, seguimos na luta!