No dia 17 de junho, os trabalhadores técnico-administrativos da UFSC paralisaram suas atividades por 24 horas e realizaram um ato público em frente ao HU – Hospital Universitário. A manifestação e a paralisação foram aprovadas em Assembléia Geral da categoria e fazem parte do dia nacional de luta para defender o serviço público e impedir a aprovação do projeto de lei que cria as fundações estatais de direito privado (PLP-092/2007). Durante o ato, trabalhadores da UFSC e de outras entidades que fazem parte do Mucap – Movimento Unificado Contra a Privatização dialogaram com a comunidade e com usuários do hospital, alertando para os riscos de perder o atendimento 100% SUS, hoje garantido no HU.
Esse projeto (PLP-092/2007) está prestes a ser aprovado no Congresso Nacional e Trabalhadores de todo o Brasil se manifestam nesta data para pressionar os deputados a retirar a proposta ou votar contra.
Durante a manifestação, militantes do Mucap alertaram a população informando que, se o projeto for aprovado, toda a estrutura, o serviço de atendimento e até a força de trabalho dos servidores serão entregues pelo governo para as mãos da iniciativa privada.
Maria Nazaré Wagner, uma das coordenadoras gerais do Sintufsc, chamou a atenção das pessoas dizendo que se o projeto for realmente aprovado, uma segunda fila será criada nos hospitais, dando prioridade de atendimento aos que possuem dinheiro ou convênio médico e deixando para trás os pacientes que dependem do SUS – Sistema Único de Saúde.
Coleta de assinaturas para projeto de Iniciativa Popular
Em Santa Catarina, O Mucap encampa a luta para anular uma lei já aprovada pelo governo Luiz Henrique, que criou as nefastas Organizações Sociais (OS’s), já responsáveis pela privatização do Hemosc, do Cepon e do Hospital Infantil de Joinville.
A campanha, batizada de “O povo em Luta faz a Lei”, visa coletar milhares de assinaturas para apresentação de um projeto de lei de iniciativa popular, com a finalidade de derrubar a lei das OS’s. Para apresentar esse projeto de lei popular, é preciso atingir o percentual de 1% de eleitores em pelo menos 20 municípios de Santa Catarina, índice exigido para o povo apresentar um projeto de lei na Assembléia Legislativa.
O abaixo-assinado do projeto de iniciativa popular, organizado pelo Mucap, recebeu dezenas de assinaturas, de pessoas de diversas cidades de Santa Catarina durante o ato realizado em frente ao HU da UFSC.