Na manhã desta quarta-feira, dia 10, ato organizado pelo Sintufsc divulgou o plebiscito sobre a EBSERH para os estudantes na saída do restaurante universitário. O objetivo foi de mobilizar também os acadêmicos, que também usam o HU, para defender o hospital contra a privatização.
“Muitos destes estudantes fazem estágio, alguma pesquisa, são usuários ou têm parentes que usam o HU. Eles também estão nessa luta na defesa do SUS e querem participar do plebiscito”, disse Celso Ramos Martins, integrante da coordenação geral do sindicato.
“A comunidade universitária está se manifestando contrária a adesão do HU/UFSC à EBSERH. Eles entendem que a privatização vai prejudicar o atendimento gratuito à população”, disse Teresinha Ceccato, integrante da coordenação geral do Sintufsc.
O plebiscito sobre a EBSERH está sendo realizado em universidades e hospitais universitários em todo país e qualquer pessoa maior de 16 anos pode participar. O prazo para votação vai até o próximo dia 15. No Sintufsc há uma urna permanente e uma urna itinerante está circulando a UFSC e o HU.

