Neste sábado, dia 26, aconteceu em Brasília, a Plenária da Fasubra que deliberou sobre o indicativo de greve para a categoria. Pelo Sintufsc, participaram 4 delegados e 4 observadores.
A Plenária deu início às 10 horas com os informes de Base seguido de análise de conjuntura. Presentes mais de 150 delegados. Celso deu os informes da base e solicitou mais uma vez à Direção da FASUBRA que constasse como item de luta da Federação a questão do Ponto Eletrônico nas Universidades. A análise de conjuntura com mais de 100 pessoas inscritas encerrou por volta das 17 horas.
Ato contínuo a mesa passou aos encaminhamentos. Surgiram várias propostas diante do ID encaminhado pela FASUBRA no final de tarde de sexta feira dia 25, ID este que não chegou para a categoria deliberar antes da Plenária. No ID o MEC (Duvanier) informa a reunião agendada para o dia 14 de abril.
Foram apresentadas proposta de greve com início para o dia 28 de março; primeira quinzena de abril; segunda quinzena de abril com justificativa de falta de mobilização na categoria e contra a deliberação de greve diante da abertura de negociação. Após algumas falas a mesa encaminhou para a votação a seguinte proposta: 1) Pela proposta de greve a partir do dia 28 e 2) proposta pela não paralisação antes do dia 14 de abril haja vista a abertura de negociação. Por 57 contra 69 foi aprovado a não paralisação antes do dia 14.
Nos desdobramentos foram apresentadas as demais propostas sendo aprovadas por ampla maioria Caravana em Brasília dia 13 com ato na frente do MEC e Planejamento permanecendo em vigília no dia 14 em frente ao MEC. Nesta data (dia 14) deverá ser feito atos nos Estados. Dia 15 e 16 a Direção da FASUBRA faz uma avaliação da reunião e, se ficar avaliado que não houve negociação, encaminhará para as bases o relatório para que as mesmas façam uma rodada de assembléias tirando indicativo de greve para dia 25 de abril.
Foi aprovado ainda que os Dirigentes Sindicais deverão encaminhar 1 ou 2 representantes de base para compor uma comissão de mobilização contra a MP 520 que já se encontra no Congresso. Por ultimo foi aprovado a inclusão de pauta como plano de luta da FASUBRA a solicitação do SINTUFSC referente ao Ponto Eletrônico. Por final foi aprovado moção de repúdio contra a prisão de trabalhadores durante a visita do Presidente dos Estados Unidos.
