Durante a plenária nacional da Fasubra, realizada nos dias 19 e 20/6 em Brasília, foi aprovado o relatório do IV Encontro de Aposentados, evento nacional realizado no mês de abril. Os encaminhamentos do encontro foram apresentados durante a plenária pela Coordenação dos Aposentados e Assuntos de Aposentadoria da Federação. De acordo com o relato da Coordenação da Fasubra, compareceram cerca de 200 participantes, superando a expectativa dos organizadores. Na ocasião do IV Encontro os aposentados puderam expressar o sentimento de ser aposentado e ter que empreender ações para melhorar a vida daqueles que tanto contribuíram para a história das universidades do País.
No encontro nacional, os aposentados reafirmaram que não estão dispostos a pagar a conta da crise brasileira diante das ameaças e das propostas políticas de retirada de direitos trabalhistas conquistados, seja por meio da Reforma da Previdência ou da Reforma Fiscal, reforçando a fala dos coordenadores na mesa de abertura. Dentre outros pontos de pauta, durante o evento foram apresentadas sugestões para adicionar à luta da Federação aspectos como a violência contra o idoso, encontros regionais de aposentados, reposicionamento nas IFES, qualificação dos aposentados, participação nos conselhos superiores, inclusão dos aposentados das estaduais, proposta da federação para aumentar a participação nas atividades,
No plano estadual, a Coordenação do SINTUFSC está organizando a entrega oficial do relatório do último Seminário dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas da UFSC (XVI Seapen) ao reitor da UFSC, professor Luís Cancellier. O documento, com um relato das reivindicações dos aposentados e pensionistas discutidas durante o Seapen, deve ser entregue em agenda do Gabinete da Reitoria prevista para a primeira quinzena de julho.
Clique aqui e leia a íntegra do relatório do IV Encontro Nacional
Clique aqui e leia a íntegra do relatório do XVI Seapen


