Abraçômetro:
00
d
00
h
00
m
00
s – Sem a entrega do prédio CBS02 – Curitibanos

Por um Novo SASC

Em 2020 foi fechado o Serviço de Atendimento à Saúde da Comunidade Universitária (SASC), que funcionava dentro do Hospital Universitário da UFSC. O SASC oferecia atendimento gratuito a toda a comunidade universitária.

A criação de um novo SASC foi uma das reivindicações da greve dos Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) no ano passado. Uma comissão foi formada, com representantes de TAEs do HU, SINTUFSC, do DAS/PRODEGESP, da PRAE, PROGRAD, DCE e APUFSC, com o objetivo de estudar e propor alternativas para o retorno de um serviço de saúde voltado à comunidade da UFSC.

A proposta do novo SASC foi elaborada com base em estudos sobre experiências de outras dez universidades federais que mantêm serviços semelhantes, além da análise do que era oferecido pela UFSC, no antigo SASC.

A ideia é que o novo SASC ofereça atendimento qualificado com médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde. A proposta prevê que o serviço funcione a partir da estrutura administrativa da Reitoria, com destinação orçamentária adequada para o atendimento.

As equipes de trabalho deverão ser formadas prioritariamente por servidores da universidade interessados em atuar no serviço, por meio de remoção interna do HU-UFSC. Isso porque o novo SASC não será vinculado administrativamente ao hospital, nem terá sede física dentro da unidade hospitalar.

A proposta inicial foi entregue ao reitor em novembro de 2024 e ele assumiu o compromisso de colocá-la em prática. Estão em andamento os trabalhos para a construção desse novo serviço.

Estamos coletando assinaturas para reforçar a urgência dessa pauta. Sua participação é fundamental!

Junte-se a nós! Assine e fortaleça essa luta pela reativação do SASC: https://docs.google.com/forms/d/1UHX4Fi8nCNwAltR8wm38G-vWj1V-lbtSggj2rAWFyD8/edit

 

Últimas notícias

Visão Geral da Privacidade

Assim como em outros web sites, o web site https://sintufsc.com.br/ (adiante, o “Web Site” e/ou o “Portal”) utiliza uma tecnologia denominada “cookies” .