Abraçômetro:
00
d
00
h
00
m
00
s – Sem a entrega do prédio CBS02 – Curitibanos

Posse do Presidente Lula é marcada por clima de esperança, mas a nós não cabe esperar e sim lutar em defesa dos direitos da classe trabalhadora

Lula tomou posse neste domingo, primeiro de janeiro de 2023, assumindo a presidência do Brasil depois de quatro anos de desmonte do país pelo governo Bolsonaro. A cerimônia de posse foi marcada pela participação popular e contou com mais de 300 mil pessoas que acompanharam o evento direto de Brasília-DF. Apesar da comoção popular, com a vitória de Lula não será de forma automática que o bolsonarismo, o fascismo e as práticas de violência acabem, por isso a necessidade de aumentar a mobilização em defesa dos direitos da classe trabalhadora.

 

E para nós, servidores da UFSC, defensores do conhecimento científico e dos serviços públicos, uma das pautas principais da categoria é o urgente reajuste salarial. Por isso, aliada à luta salarial, teremos que lutar pela revogação da EC 95, contra a Reforma Administrativa, pela baixa dos preços e contra o aumento da inflação. Vamos ter de arregaçar as mangas, pois não podemos ter ilusões de que a “Frente Amplíssima” atenderá as demandas dos trabalhadores por vontade própria.

 

O Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) protocolou nesta segunda-feira (02/01) a pauta de reivindicações das categorias sendo:

 

– A possibilidade de ocorrer remanejamentos no orçamento 2023, aprovado pelo congresso, visando atender à nossa demanda do reajuste linear emergencial no mesmo índice da inflação acumulada durante os quatro anos de (des)gov erno Bolsonaro, aproximadamente 27%;

 

– Discutir, ouvindo os servidores e servidoras, como podemos estabelecer os índices e o período do nosso reajuste salarial de 2023, com o valor orçamentário consolidado, buscando diminuir ao máximo as perdas salariais do último período; e

 

– Abrir uma negociação sobre os benefícios que impactam sobre nossos salários, que estão congelados desde o último acordo firmado em 2012.

 

O SINTUFSC reforça a importância desse momento para a história do país, e reafirma que estará junto aos trabalhadores da UFSC na luta por um reajuste salarial justo, pois compreende que a valorização salarial dos trabalhadores deve ser prioridade de um governo que se propõe em restaurar o orçamento da educação. Nesse sentido, precisamos trilhar um caminho de lutas com nossos colegas de outras instituições!

 

TAEs em luta!

 

 

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Últimas notícias

Visão Geral da Privacidade

Assim como em outros web sites, o web site https://sintufsc.com.br/ (adiante, o “Web Site” e/ou o “Portal”) utiliza uma tecnologia denominada “cookies” .