Dois dias de intensos debates sobre a vida, a história, a cultura , a saúde, a educação, o direito à terra e os desafios do povo Xokleng. É o que acontece nesta quinta e sexta, dias 3 e 4 de dezembro, no Auditório José de Assis Filho, no Sintufsc. LA KLÃNÕ – Os Caminhantes do Sol está sendo promovido pelo Grupo Livre de Apoio aos Povos Indígenas de Santa Catarina, e pretende ser um espaço para a palavra indígena, permitindo um amplo diálogo sobre a cultura Xokleng. Além disso, busca valorizar a memória desta nacionalidade colocando em destaque os contos e narrativas dos anciãos, caciques de aldeias e convidados.
Não bastasse isso, as lutas também estarão em destaque, uma vez que em Santa Catarina ainda há muito que avançar no que diz respeito a visibilidade da cultura e ao respeitos aos direitos dos povos indígenas.
O encontro começa no dia 3, quinta-feira, às 8h30min, com o debate sobre a medicina tradicional Xokleng. Na parte da tarde, às 13h30min, acontece o debate sobre os direitos indígenas e os problemas da terra Xokleng.
No dia 4, sexta-feira, a partir das 8h30min, os mais antigos contarão suas histórias e durante a tarde é a vez do debate sobre educação.
Confira texto de divulgação dos organizadores:
LA KLÃNÕ – Os Caminhantes do Sol | Povo Xokleng
História . Direitos . Saúde . Educação
3 e 4 de dezembro de 2009
Auditório José de Assis Filho . Sede do SINTUFSC
Campus Trindade . UFSC
O seminário tem como objetivo oferecer um espaço para a palavra indígena do povo Xokleng e iniciar um processo de visibilidade da cultura deste povo. Através de depoimentos e falas, promover um amplo diálogo sobre sua cultura através dos temas: Educação, História, Ssaúde, Direitos.
Um esclarecimento maior sobre quem são, como vivem, e que estratégia utilizam para resolver seus problemas.
É a valorização da memória do povo Xokleng por meio dos contos de alguns anciãos, dos caciques das aldeias, suas lideranças e também de convidados. Um diálogo que busca fortalecer sua compreensão e suas ações na luta para faer valer de fato a garantia de direitos constitucionalmente assegurados.
Uma caminhada para entender suas demandas e fortalecer sua luta e seu papel ativo de sujeitos políticos no exercício de seus direitos.
Realização: Grupo Livre de Apoio aos Povos Indigenas em Santa Catarina
