Nesta sexta-feira (03/12), o SINTUFSC realizou reuniões setoriais com os trabalhadores do campus de Joinville pela parte da manhã, e do CSE, CCE e CCJ pela parte da tarde.
A reunião com os trabalhadores de Joinville contou com a presença da direção do campus e girou em torno do tema do retorno ao trabalho presencial. Nas últimas semanas, alguns trabalhadores procuraram o sindicato pois receberam por e-mail a orientação de retornar às atividades presenciais no campus. Durante a reunião, os trabalhadores questionaram a necessidade do trabalho presencial, tendo em vista a nova variante Ômicron.
Na ocasião, a gestão do campus Joinville explicou que a tomada de decisões acerca do retorno se deu em conjunto de uma comissão composta por TAEs, docentes e estudantes, e que em momento algum os trabalhadores foram forçados a retornar. Tanto os servidores como a direção reforçaram que o atual momento é de preparação para um retorno futuro, não sendo obrigatório o retorno nesse momento. Para os setores que precisam realizar alguma atividade presencial, estão sendo organizadas escalas de trabalho para o retorno gradual onde não haja mais que um servidor atuando no mesmo espaço, para garantir a segurança de todos.
Os TAEs do CCJ, CCE e CSE realizaram um amplo debate sobre a IN 65, e suas possíveis consequências estruturais para a Universidade e para a organização dos trabalhadores a longo prazo. Os servidores presentes na reunião debateram sobre a importância de construir uma regulamentação da IN 65 que garanta condições de trabalho justas para quem aderir ao teletrabalho, entretanto também ponderaram que a adesão a IN 65 terá efeitos ainda mais profundos. Para os TAEs é preciso considerar que a IN 65 também tem o objetivo de mudar aspectos centrais no serviço público.
↪ As reuniões setoriais serão realizadas em ciclos, fique atento nos canais de informação do SINTUFSC para saber os setores e as datas das próximas reuniões.
09/12 (qui) 10h – Todos os Campi
10/12 (sex) 09h – CED/CFH/CFM/CCA
14/12 (ter) 10h – Reitorias

